Sofia Silva - Quebrados 01 - Sorrisos Quebrados { #SemanaQuebrada }


O post de hoje da #SemanaQuebrada é com a tão esperada resenha de 'Sorrisos Quebrados' da autora Sofia Silva!

Neste livro temos as estórias de Paola, André e Sol: três pessoas tão especiais e tão profundamente machucadas. Paola carrega na pele e na alma cicatrizes de um passado conturbado, enquanto que André se fechou para qualquer emoção, a não ser o amor pela sua filha Sol e família.

Num mundo tão sombrio, cheio de dor e trauma, seria possível encontrar o amor?

Vem conferir!
"Paola: Perante Deus, meu marido prometeu me amar. Cuidar de mim. Ser meu amigo. Perante todos, disse que me amava. Que seríamos felizes. Viveríamos para sempre juntos. Mentiu em tudo. Até que um dia ele me disse que me mataria. E não mentiu. A partir desse dia, vivi escondida no meu mundo, até André aparecer.
André: Eu não procurava nada. Não queria ninguém. Não depois de tudo que vivera. Meu coração estava escondido na escuridão, até Paola surgir com suas cores, pintando minha vida.
'Sorrisos Quebrados' é um romance de cores entre duas pessoas quebradas por relacionamentos passados. Uma história de superação dos próprios medos e de promessas."

Paola sofreu uma agressão irreparável pelo homem que um dia prometeu protegê-la e agora carrega na alma e no corpo as marcas desse último encontro. Agora, anos mais tarde Paola reside por opção na Clínica, um local de reabilitação para pessoas com problemas físicos ou psicológicos. Lá ela tem uma rede de segurança e apoio que a ajudam superar os dias mais sombrios, além disso, é num mundo todo cheio que cores que ela encontrou uma maneira de sobreviver à brutalidade pela qual passou.

E é em um desses momentos nos quais ela se perde nas tintas coloridas para aliviar a dor obscura que André a encontra. Paola está praticamente 'em surto', revivendo seu maior pesadelo enquanto tenta afastar a escuridão colorindo tudo o que pode... E dar de cara com aquele homem gigante invadindo seu espaço, não foi de muita ajuda...

André, assim como Paola, tem cicatrizes internas de um relacionamento tóxico que lhe fez perder tantas coisas e por fim, quase ocasionou a perda do seu bem mais precioso: sua filha Sol. Durante muito tempo ele lutou para conseguir se reerguer e dar à filha o melhor lar que podia, jurando que ninguém nunca mais chegaria perto o suficiente para machucar ele ou a pequena.

Por causa de seu passado, André é extremamente protetor, não só com a filha mas também com seus próprios sentimentos. Mal ele sabia que as coisas mudariam radicalmente quando ele encontrou uma pequena mulher, tão machucada quanto ele, e que viria colorir seu mundo.

Sol é uma menininha doce e adorável, mas com problemas de socialização em função de traumas do passado, e é por causa disso que a pequena frequenta a Clínica, mas mesmo com a ajuda de profissionais e com o amor e a atenção de sua família, ela não consegue sair do seu casulo de timidez.

E é então que em uma festa da Clínica, Sol conhece Paola e seu mundo cheio de tintas e cores. A partir daí a pequena parece orbitar em volta daquela mulher cheia de cicatrizes mas ao mesmo tempo tão colorida....

O problema surge é quando Paola descobre quem é o pai de Sol! Com sua mente traumatizada, com ela conseguiria ficar no mesmo ambiente que ele? Mas o destino resolve lhe dar um presente ao colocar uma menininha e um homem gigante em sua vida, provando a ela que existem vários tipos de pessoas e relações e que nem todas elas são ruins.

As estórias de Paola, André e da pequenina Sol são cheias de rasteiras da vida, mas que de alguma forma os personagens conseguem tirar forças de onde já não tem mais e superar as adversidades. Ricamente construído, 'Sorrisos Quebrados' nos leva numa viagem de perdas irreparáveis, segundas chances, amor, cura e superação. 

A única coisa que eu gostaria que tivesse sido retratado é o processo de "cura e aceitação" da Paola para com tudo o que lhe aconteceu. Senti que com o pulo de tempo de 6 anos entre o prólogo e o primeiro capítulo ficou meio que faltando alguma coisa e acho que serviria para termos uma melhor noção do caminho percorrido pela personagem até o momento do encontro dela com André e Sol...

Devo enfatizar que isso, em nenhum momento tira a beleza do livro. Por se tratar de um tema tão difícil e delicado de se abordar, escrever e ler, a autora traz para 'Sorrisos Quebrados' uma escrita mais poética que, apesar da carga emocional, deixa a leitura mais leve e fluida. Confesso que eu não sou muito fã dessa pegada poética, mas a estória é tão envolvente que você se acostuma e a leitura vai de vento em popa, tanto que em uma tarde, dei conta do livro.

Ah, e já para ano que vem (2018), teremos mais um livro no universo Quebrado aqui no Brasil pela editora Valentina! Agora a pergunta que fica é: será que teremos Sofia Silva na Bienal de 2018 em São Paulo? Espero que sim!

E finalizo a resenha com essas duas imagens que representam tão lindamente André com Paola e Sol... E que estão no no livro!
Fique de olho no cronograma das postagens e acompanhe a #SemanaQuebrada aqui no blog!

27/09 - Curiosidades + Bienal
28/09 - Resenha do livro
29/09 - Sorteio
Vocês podem encontrar o livro para comprar na livraria mais próxima de você e nos seguintes sites: Amazon - Americanas - Cultura - Livraria da Folha - Livraria da Travessa - Saraiva - Submarino.

Ebooks: Amazon - Cultura - Kobo - Saraiva.

Outros links: Skoob Goodreads.

Espero que tenham gostado do post e que acompanhem a #SemanaQuebrada!

Um comentário