Sofia Silva - Sorrisos Quebrados - Curiosidades + Bienal { #SemanaQuebrada }


E na postagem deste terceiro dia da #SemanaQuebrada vamos falar sobre algumas curiosidades e fatos pertinentes que estão no livro 'Sorrisos Quebrados' da autora portuguesa Sofia Silva.

Vem que o post está bem informativo, legal, colorido, tem até música, além de uma passadinha rapidinha da Bienal!
Caixa Preta

Se você conferiu a entrevista que fiz com a Sofia Silva (vide link no final do post), ou quem se você já leu o livro, sabe do que estou falando.

A 'Caixa Preta' em 'Sorrisos Quebrados' tem um papel extremamente especial na obra. É nessa caixa toda fechada e preta, iluminada artificialmente com luze negra que Paola pinta um mundo neon para Sol. É também nessa caixa que as emoções de Paola e André são expostas.

Na entrevista do post anterior, Sofia Silva falou que Tiago Iorc ficou como ícone do livro não só pela música 'Eu Amei Te Ver' como ele também tem um vídeo clipe que retrata as cenas na caixa. A brincadeira entre as Quebradas é que o Tiago teria lido livro e feito a filmagem de sua versão de 'Bang' especialmente para as leitoras de Sofia Silva. Confira abaixo:


Violência Doméstica

Infelizmente grande parte dos machucados e mortes de mulheres são relacionados à violência doméstica. Acredita-se que a quantidade de abusos é maior do que a relatada oficialmente justamente pela questão que a autora comentou na entrevista: o constrangimento da vítima.

Apesar de aqui no Brasil termos a Delegacia da Mulher, você já parou para ver o peso da presença masculina no nosso sistema? Quantas vezes não vimos ou lemos casos de que o delegado, advogado ou até mesmo um juiz fez uma determinada e absurda pergunta à vitima?

E quantas vezes a vítima não foi culpada pela sociedade por continuar numa relação tóxica e abusiva até ser tarde demais? Em nenhum relacionamento uma pessoa pode ter poder sobre a outra e muito menos abusar de seu direito, seja essa pessoa homem ou mulher.

Denuncie! Ligue: 180
Música

Uma das perguntas feitas à Sofia Silva é sobre músicas que marcaram Sorrisos Quebrados. Por causa do tema, a autora preferia músicas mais tristes, se você já leu o livro, ou pelo menos o prólogo, entenderá.

Como coloquei acima, Tiago Iorc, além de ter feito um vídeo de sua versão de 'Bang!' que é praticamente a personificação de umas cenas mais bonitas do livro, também tem uma música que, segundo a autora, tem tudo a ver com o casal Paola e André! E confesso que 'Eu Amei Te Ver' é uma das músicas mais bonitas que já escutei:


Sorrisos Quebrados na Bienal do Livro 2017 - Rio de Janeiro

Se você visse algumas pessoas desfilando pela Bienal com metade dos rostos pintados e camisetas com a #SouQuebrada, era tiro e certo que era dia de Sofia Silva na Bienal, e convenhamos; que dia ela não aparecia por lá?!

As Quebradas marcaram presença e fizeram barulho durante todos os dias da feira no Rio de Janeiro (e pelo que eu sei, no evento de São Paulo também!). Todos os dias oficiais de autógrafos da autora eram repletos de carinho e ansiedade em conhecer aquela pequena portuguesa que encantou a todos com 'Sorrisos Quebrados'.

E a casa editorial brasileira da autora não desapontou os fãs! A editora Valentina recebeu a galera de braços abertos em seu stand, sempre bem organizado e adivinhem: com promoções maras e marcadores liberados!

Para quem não teve a oportunidade de passar pela Bienal, aqui deixo as fotos dos dois painéis com os quais a editora Valentina coloriu o stand. O primeiro, azul, ficou na primeira metade dos dias da feira, já o colorido, que estampa a capa do livro, foi colocado na segunda metade.

Só peço que relevem a minha cara de cansada porque era tão lotado que só conseguia tirar as fotos já no final do dia! E a pose repetida é na verdade dor na coluna de carregar os livros o dia todo na mochila... Hahahhaha

Fique de olho no cronograma das postagens e acompanhe a #SemanaQuebrada aqui no blog!

27/09 - Curiosidades + Bienal
28/09 - Resenha do livro
29/09 - Sorteio
Vocês podem encontrar o livro para comprar na livraria mais próxima de você e nos seguintes sites: Amazon - Americanas - Cultura - Livraria da Folha - Livraria da Travessa - Saraiva - Submarino.

Ebooks: Amazon - Cultura - Kobo - Saraiva.

Outros links: Skoob Goodreads.

Espero que tenham gostado do post e que acompanhem a #SemanaQuebrada!

2 comentários

  1. Olá!
    Amei as cenas da Caixa Preta e não sabia que Tiago Iorc tem um vídeo clipe que retrata as cenas na caixa, legal isso!
    Eu não fui a Bienal mas eu amei os dois painéis, ficaram lindos demais!

    ResponderExcluir