Cinquenta Tons de Liberdade - O Filme

E aí, povo?!

Quem já foi ver o capítulo final da história de Anastasia Steele e Christian Grey?

Apesar de já ter visto quase todo o filme da internet, cortesia das fãs francesas que foram na première em Paris e gravaram quase todas as cenas e vazaram os vídeos no Twitter, Instagram e Facebook, fui de madruga lá no cinema conferir, porque né... Sou dessas!

Você pode conferir meu comentários sobre o primeiro filme clicando aqui e sobre o segundo, clicando aqui.

Obviamente vou deixar aqui o trailer para vocês darem uma conferida antes...


Vem conferir minhas considerações sobre o filme, mas aviso de antemão que, mesmo revisando e segurando, provavelmente o post tem spoilers...
Acredito eu que Cinquenta Tons de Liberdade tenha sido o filme da franquia que foi o mais aguardado da galera, principalmente por quem leu os livros e ouso dizer que, na questão de conteúdo, talvez o filme tenha se mantido fiel ao livro.


O filme já começa com a cena que todo fã queria que tivesse no livro. A cena do casamento do Sr. & Sr. Grey, aparece no último livro mais como uma recordação da Ana e, honestamente, eu achei que iriam explorar mais no filme, porque é visível que foi uma mega produção, mas não é isso o que acontece.

Tudo bem, tem-se que fazer tudo num tempo "x" de filme, mas bem que poderiam ter mostrado um pouquinho mais, afinal, foi um momento marcante para os dois personagens, um ponto tão importante na vida deles... Mas mesmo com pouco tempo dedicado, eles conseguiram passar o significado de tudo.

E então temos a lua de mel com cenários paradisíacos de dar inveja em qualquer um... Já anotei no caderninhos os locais porque um dia quero visitar. Ô imagens lindas! Mas como sabemos, o mundo real chama o casal...

E é então que Jack Hyde volta à vida dos Grey... Ah, o que falar de Eric Johnson? Eu sei que o personagem dele é vilão e tudo o mais, mas cara... Honestamente, o Eric dominou todas as cenas em que aparecia, mesmo ao lado da Dakota que interpreta a personagem principal.

Ele simplesmente encarnou o ensandecido Jack Hyde e deu um baile de atuação se jogando no personagem, você via pela intensidade do olhar. Fora de série! Como muitas fãs dizem por aí, ele é o malvado favorito! Hahahahaha


Se eu tivesse que dar um prêmio de melhor ator para alguém do filme, com certeza seria para o Eric. Engraçado né... Esse prêmio deveria ser para o Jamie, mas infelizmente não é o caso. A interpretação de Eric Johnson foi além de qualquer outro ator da franquia.

E por falar em Jamie Dornan... Mais uma vez, volto a repetir, o ator melhorou muito se compararmos com o primeiro filme, e não estou falando apenas do físico! Ele conseguiu trazer um Christian Grey contido como no segundo filme, mas eu esperava uma maior intensidade.

Pense comigo: o cara conseguiu reconquistar a mulher que ama, aceita mudanças bruscas na sua vida para que ela continue presente, casa com ela, todo dia eles têm que trabalhar nos ajustes de ambos os lados... Mas mesmo assim, mesmo com as DR's, faltou um pouco mais de intensidade.


Quando eu digo que faltou intensidade, quero dizer que faltou em determinadas cenas, não no contexto em geral. Jamie Dornan faz um ótimo trabalho trazendo um Christian Grey dominante em todos os aspectos, inclusive de seus próprios sentimentos. E parabéns pelo corpo, bem! Que saúde!

Dakota Johnson também está de parabéns na atuação. É extremamente visível a mudança/crescimento de Anastasia Steele e nesse terceiro filme temos praticamente uma repaginada total.

Dakotinha fez um ótimo trabalho mostrando a evolução de Ana de uma jovem virginal para uma mulher adulta e segura de si. De tênis all stars, calça jeans e camiseta, agora temos uma personagem de salto alto, saias e camisas sociais. Dakota também traz ainda mais intensidade para a Ana neste terceiro filme, se ela já estava ótima nos anteriores, nesse ela conseguiu externar uma Anastasia Steele mais solta, segura, centrada e dominante.


Uma coisa que eu comentei com uma amiga sobre um pequeno absurdo, é que tem uma cena que a Ana fala para o Sawyer que eles irão sair em 20 minutos. Depois disso ela vai para o banho, lava o cabelo, vai se vestir e ainda tem uma DR para lá de quente com o marido. E é aí que fica o questionamento: como ela conseguiu fazer tudo isso, maquiagem, secar e modelar o cabelo em VINTE MINUTOS?! Alguém aí me ensina essa mágica? Hhahahah

Algo que não posso negar é a química que Dakota e Jamie conseguem passar no filme. Os dois têm uma cumplicidade incrível e isso está claro em todas as tomadas da trilogia!


Mas também, que atores que não desenvolveriam alguma cumplicidade, ainda mais nesse tipo de filme? Uma vez vi uma entrevista na qual a Dakota falava que o Jamie era o primeiro a cobri-la quando alguma cena mais sensual terminava e que ele sempre tentava deixá-la confortável...

E eu acho que é justamente esse carinho entre os dois que faz muita gente do fandom enlouquecer e ver chifre em cabeça de cavalo, não sabendo diferenciar amizade real de relacionamento na ficção.


Apesar de algumas cenas cortadas e das alterações feitas, achei que conseguiram manter a essência do livro. Vi muita gente reclamando que mudaram demais, que não colocaram diversas cenas, mas honestamente, não dei tanta falta disso não... Minha única ressalva foi com a questão da cena do casamento como deixei claro no início desse post...

Assim como nos dois filmes anteriores, não estava esperando muita coisa do filme, ainda mais porque quem leu os livros sabe que neste terceiro tem também uma pegada de suspense com um pingo de drama...e eu estava me perguntando como eles iriam balancear tudo, inclusive sem perder o lado 'soft porn'. Bem, me surpreendi!

De alguma maneira conseguiram balancear todas as cenas de uma maneira que as 2h de filme não ficaram cansativas ou apelativas. Cinquenta Tons de Liberdade entregou aos fãs exatamente o que eles queriam e foi uma ótima maneira de terminar essa franquia que nos acompanhou por tanto tempo.

Ah, e um aviso de amiga: aguarde um pouquinho no final do filme porque tem surpresinha nos créditos finais! ;)

Nenhum comentário