Sofia Silva - Sorrisos Quebrados - Entrevista Com a Autora { #SemanaQuebrada }

Bienal do Livro - Rio de Janeiro - 2017
Enquanto eu estava na Bienal, tive o prazer de entrevistar a Sofia enquanto ela promocionava 'Sorrisos Quebrados' tanto no stand da editora Valentina quanto por toda a feira.

Todos os dias que ela tinha alguma sessão de autógrafos (que era praticamente todos os dias), as filas eram grandes e as Quebradas marcaram presença e fizeram barulho: com os livros, camisetas e rostos pintados. Acho tão bonito quando a leitura une pessoas de tantos lugares diferentes e às vezes até de países diferentes!

Acredito que o único dia que a Sofia estava mais "de boa" sem se perder distribuindo sorrisos, abraços e autógrafos, foi nesse dia em que fui entrevistá-la e nos finais dos dias em que ela estava pela feira.

Então vem com a tia conferir a entrevista e conhecer um pouquinho mais sobre a autora e sobre 'Sorrisos Quebrados'!
Blog: Quem é Sofia Silva? (Sofia x Sofia)
Autora: Sofia Silva tem 30 anos já para começar, é uma apaixonada por literatura; antes de escritora sou leitora, desde pequena. Sou licenciada em ensino, apaixonada por artes dramáticas, e sou sonhadora.

Blog: De onde veio a inspiração para as estórias de Paola e André?
Autora: Infelizmente da realidade. De um tempo para cá, principalmente em Portugal, que é onde eu moro, estamos muito mais conscientes do que é violência doméstica, estamos muito mais atentos ao sofrimento das mulheres, e das dificuldades aprendemos, "não, basta, basta disto, basta de violência". Homens e mulheres, quando falo de violência doméstica, é para todos os lados; basta uma pessoa achar que tem poder sobre a outra, só por estar casados. Não tem poder.
Então surgiu disso, surgiu da necessidade de eu dar voz àqueles que não têm. Hoje a vítima já tem mais voz, mas ainda há muito o julgamento que a culpa é da vítima: que ela continuou na relação, que ela entrou na relação, que ela não sai da relação, que ela sai da relação mas é tarde demais; no fim a vítima é sempre culpada, a sociedade vai arranja um jeito de colocar a culpa nela.

Blog: Como a questão da violência doméstica é tratada em Portugal?
Autora: Em Portugal também temos leis que protegem como no Brasil, mas verdade, eu acredito que o que vivemos muito nesses últimos 10 anos e com a mulher tendo um papel mais ativo na sociedade, ainda acredito muito que há muitas leis criadas por homens, muitos juízes homens, o sistema da polícia é constituído por homens... Então ela fica reprimida. A mulher vai prestar queixa na delegacia e quem está lá? É um homem. Ela vai ao hospital fazer exames, quem a atende: um homem. Então os homens têm que ter empatia, tem que tentar não ser homens naquele momento e tentar compreender o medo que é para uma mulher que é viver numa relação.
Mas em Portugal estamos caminhando bem. Falta muito? Falta. Aumentou os crimes gerais contra mulher? Aumentou. Mas ao mesmo tempo estamos mais atentos. Mas acredito que hoje em dia as mulheres falam mais. Hoje em dia os crimes de violência doméstica são tratados como crimes de violência doméstica. Há 10, 15 anos eram reportados como outros, houve muitos suicídios que eu não acredito que tenham sido isso mesmo, acredito que tenham sido causados por violência doméstica.

Blog: Teve alguma música que mais te marcou enquanto escrevia Sorrisos Quebrados?
Autora: Para Sorrisos Quebrados eu gosto de músicas mais tristes, por causa do prólogo, mas uma leitora minha falou de uma música do Tiago Iorc, que é a "Eu Amei Te Ver", e eu adorei a música, tem tudo a ver com o casal. O André quando vê a Paola sente o coração bater, são duas pessoas "machucadas"; então o Tiago Iorc ficou como o ícone do livro. E por coincidência, tem um vídeo clipe do Tiago Iorc que é igualzinho ao livro que é quando estão dentro de uma caixa preta pintados. Muita coincidência!

Blog: Como você descobriu que Sorrisos Quebrados estava invadindo o Brasil e quais foram os seus primeiros pensamentos e reações?
Autora: Já houve o "boom" no Wattpad, mas eram as minhas leitoras que já me acompanhavam e eu sabia que elas iam gostar porque elas já me conheciam muito bem. Eram 3 anos de minhas estórias e eu sabia: elas iriam gostar. Agora na Amazon foi diferente, achei que não fosse vender, que não fossem gostar, porque minha escrita é diferente, minha escrita tem uma mão poética. Então ver leitor do Wattpad, leitor da Amazon, leitor do livro físico, criar contas na Amazon só para ler, foi surreal.
Foi uma boa surpresa, ainda mais porque muitas mulheres quiseram ler uma estória tão cruel e tão doce ao mesmo tempo. E acredito que foi o prólogo que conquistou; raramente uma leitora minha desiste depois do prólogo... Então acho que é isso, porque elas querem muito a felicidade da Paola.

Blog: Você imaginava que Sorrisos Quebrados seria publicado (livro físico) no Brasil antes do que em Portugal?
Autora: Bem, depois do sucesso na Amazon - e a Amazon tem muito mais poder no Brasil do que em Portugal - eu já tinha ideia. "Se tiver que ser publicado, será publicado primeiro no Brasil". Quando eu não saí do 'Top 100' durante 6 meses é que eu soube que viria. Mas achar que iria publicado em Portugal? Aí não, porque é uma realidade totalmente diferente, é um mundo diferente, então estou muito feliz.

Blog: Quais são os próximos projetos?
Autora: A editora Valentina já anunciou que o segundo livro sai já no próximo ano (2018), porque apesar de ser uma série, são livros únicos. Cada um é um casal quebrado por um acontecimento fatídico. Então a leitora lê um e não precisa ficar na espera do outro, apesar de ter a ligação que é a Clínica, que todos são pacientes da Clínica ou pertencem à ela; então no fundo as pessoas vão poder ler porque querem ver todos os personagens bem da vida. Os dois que a Valentina comprou, a editora de Portugal também comprou, então meu ano vai ser entre Portugal e Brasil.

Blog: 5 motivos para ler Sorrisos Quebrados!
Autora: Esta é horrível! Eu acho que falar dos nossos livros é como falar de nós mesmos...Nós não sabemos o que as pessoas gostam de nós. 5 motivos para ler Sorrisos Quebrados? Bem...
Primeiro, que é o fundamental: é uma estória que vai despertar emoções, acho que todo mundo que quer algo que desperte diferente emoções na leitura, tem que ler. Segundo, é uma estória real, fala de pessoas muito reais. Terceiro, é um romance, para quem gosta de romances é ótimo. Quarto, para quem gosta de estórias com crianças adoráveis, também pode ler. E último e não menos importante: é uma estória para vocês lerem e ficarem entretidos com a vida de alguém.
É isso, não vou dizer coisas que são mentiras. Acho que são esses cinco motivos; leiam e descubram. Espero que gostem!

Blog: Deixe um recado para as Quebradas brasileiras!
Autora: Ah, eu tenho um recado muito grande. Eu adoro as minhas leitoras brasileiras, todas! As Quebradas têm um lugar extremamente especial. Elas são Quebradas por algum motivo, são leitoras que me acompanham desde sempre. São minhas leitoras que... Foram elas que me publicaram no Brasil e porque quiseram, então deixo meu obrigada à elas, todos os livros que eu publicar no Brasil é graças à elas... Então meu muito, muito obrigada.
Fique de olho no cronograma das postagens e acompanhe a #SemanaQuebrada aqui no blog!

26/09 - Entrevista com Sofia Silva
27/09 - Curiosidades + Bienal
28/09 - Resenha do livro
29/09 - Sorteio
Vocês podem encontrar o livro para comprar na livraria mais próxima de você e nos seguintes sites: Amazon - Americanas - Cultura - Livraria da Folha - Livraria da Travessa - Saraiva - Submarino.

Ebooks: Amazon - Cultura - Kobo - Saraiva.

Outros links: Skoob Goodreads.

Espero que tenham gostado do post e que acompanhem a #SemanaQuebrada!

Nenhum comentário