Nicole Williams - Crash 01 - Crash: Quando a Paixão Explode


Um tempinho atrás a editora Planeta anunciou a compra de alguns romances, dentre eles estava a trilogia Crash da autora Nicole Williams...

Eu já tinha visto sobre a trilogia em alguns blogs gringos e já tinha recebido recomendações da Amazon mais ou menos na época que saiu o anuncio, então acabei esperando mais um pouquinho para ter o livro físico na minha estante.

Agora, finalmente tive a oportunidade de ler 'Crash: Quando a Paixão Explode', que traz a história de como a certinha e estudiosa Lucy teve sua vida chacoalhada por um bad boy chamado Jude e como um mudou o outro em tão pouco tempo.

Vem conferir!
"Para a adolescente Lucy, nada é mais importante do que o balé. A dança a transporta para um mundo onde a dor, as lembranças ruins e a violência não existem. Um mundo só dela.
Um dia, porém, aquela moça certinha é obrigada a mudar de escola. E é nesse novo ambiente, repleto de descobertas e inseguranças, que conhece um garoto que só usa cinza e vive com uma touca de lã na cabeça. Jude, o maior bad boy da escola, é lindo e seria o sonho de toda garota, e talvez até o genro que todo pai pediu a Deus... se não tivesse sido preso várias vezes e não morasse em um abrigo para jovens desajustados.
Lucy não liga para a opinião dos outros: o mais importante é o que Jude sente por ela. E o rapaz parece disposto a abrir seu coração, ainda que um segredo que assombra o passado e o presente dos dois esteja prestes a estraçalhar essa paixão."

Lucy é uma jovem que tem praticamente a vida toda voltada para o balé, ainda mais depois que a sua família sofreu uma grande perda e a dança foi a única coisa que a impediu de se afogar em dor e desespero. Agora, com uma mudança radical, ela é forçada a mudar de escola, onde as coisas eram muito mais diferentes do que ela estava acostumada.

A vida tipicamente certinha de Lucy tem hora certa para acabar quando ela conhece Jude Ryder em um belo dia de praia. Ela sabia que deveria estar concentrada na leitura, mas aquele belo espécime masculino estava tirando completamente sua atenção do livro, e parece que a atenção dele também não estava cem por cento no jogo de futebol com os amigos. Mas, toda a expectativa de Lucy vai por água abaixo quando Jude abre a boca para se apresentar e se mostra todo marrento e se achando a última Coca-Cola do deserto...

Mas mesmo com essa impressão nada positiva, era impossível de se negar que Jude tinha um magnetismo incrível, e assim ele conseguiu dar um jeitinho de entrar na vida de Lucy. Mas tão rápido quanto entrou, ele saiu de uma maneira quase traumática e embora Lucy esperasse o retorno do rapaz, uma palavra ou uma ligação, ela ficou um bom tempo sem saber qualquer notícias dele.

É apenas quando as aulas retornam e ela começa o ano letivo na escola nova, que Jude volta aos holofotes.  E ele já chega chegando, assim como da primeira vez, e ocupa todos os pensamentos de Lucy e parece estar sempre atrás dela, pronto para defendê-la das cascavéis do colégio. Bom, basta dizer que não apenas para defendê-la, mas também para marcar seu território e deixar aquele belo aviso aos caras que ficam de olho em Lucy.

Mas a questão é um pouco complicada, Lucy não quer se queimar e Jude, embora deixe claro que não quer prejudicá-la e que quer manter as coisas apenas na amizade. Só que ele não consegue se manter longe e ela não resiste ao seu magnetismo e as coisas acabam esquentando pra valer.

Tudo o que Jude parece fazer é tentar agradar Lucy, que aos poucos vem conseguindo fazer ele sentir coisas que nunca pensou ser possíveis, mas o currículo juvenil e o temperamento explosivo dele sempre encontram uma maneira de se infiltrar no relacionamento. Além disso, os chacais estão à solta procurando minar a confiança do casal...

E quando as coisas estavam começando a realmente se ajeitar ente os dois, uma revelação do passado cai sobre os dois com força... Será que eles seriam capazes de sobreviver à mais essa provação? Ou aquilo seria forte demais para o já fragilizado relacionamento de Lucy e Jude?

Para ser bem honesta, eu não estava gostando muito do livro até chegar na metade dele. Mas a partir dali retiro todo e qualquer ponto negativo que possa ter comentado antes disso. A primeira metade eu não sabia se estava gostando ou se estava apenas lendo por ler, sabe, tipo, apenas para passar o tempo, mas mesmo assim não conseguia parar de ler, devo avisar que é meio viciante... Para mim, o livro só foi mesmo pegar a partir da metade, aí sim a leitura deslanchou e quando eu vi, já tinha acabado, para a minha infelicidade.

Quando a autora descreve Jude como um bad boy, na verdade ele deveria ser descrito como "chave de cadeia" e manipulador, mas essas características nem um pouco lisonjeiras são atenuadas pelo charme, carisma e "olhar pidão" do personagem. Ele é todo complicado, cheio dos problemas e embora ele tenha uma pose de durão, de que não se importa com nada, na verdade ele é extremamente inseguro e com a auto estima à -10. 

Acredito que por tudo o que Jude passou com a família e depois indo morar no abrigo, a tentativa de sobreviver ao meio cruel tenham feito ele se acostumar e acreditar que nunca teria um futuro digno, que ele é, como o próprio personagem diz, um "câncer". Mas eis que chega a certinha Lucy in the sky, com a sua pretensão à causas quase perdidas e faz com que Jude anseie por coisas muito maiores...

Lucy, o que falar dessa personagem que me irritou profundamente com suas indecisões... Eu achei um tanto esquisito essa fixação da Lucy no Jude, mas daí me lembrei da minha época de final de adolescência e bem, quem nunca teve um queda por algum garoto ou garota que era uma "causa perdida"? Embora eu diga que ela foi extremamente chata em alguns momentos (que mocinha que não é?!), não posso deixar de dar à ela os devidos créditos por assumir quando estava errada e por suas tiradas de humor irônico.

Um conselho que eu daria para Lucy? Querida, seja direta e pergunte de uma vez! Vocês não têm noção de quantos problemas poderiam ter sido evitados - não só no que se refere ao romance entre Lucy e Jude, mas no geral-, se essa regrinha fosse seguida...

Meu único ponto, não negativo, mas que percebi depois que terminei o livro, é temos apenas umas três cenas que envolvem ela indo para o estúdio de balé e só uma que é realmente detalhada. Acredito que para uma personagem que praticamente foi "salva" pela dança, a prática em si teve pouco destaque em 'Crash'. Esperava que pelo menos 50% do livro envolvesse balé.

Esse primeiro livro me lembrou bastante a série 'Amores Improváveis' da Elle Kennedy. E imagino que os outros dois livros que compõe a trilogia, seguirão pelo mesmo caminho, mas não se desespere, os próximos livros também são sobre Lucy e Jude!

No geral o livro é bom e eu recomendo. A leitura é fácil, rápida e fluída, e consegui ler o livro em apenas um dia, embora eu tenha demorado um pouco para engrenar a leitura da primeira metade, como falei acima. Os personagens são envolventes e a autora desenvolve bem a história, não esquecendo de nenhuma ponta solta. O que eu mais gostei foi da carga emocional de cada personagem, tanto Lucy quanto Jude têm lados um tanto sombrios, talvez ele mais que ela, e quando a revelação chocante vêm à tona... Eu realmente não estava esperando por aquilo!!

Agora estou louca para saber mais sobre o que o futuro guarda para o casal! Por favor, editora Planeta, não demore muito! Hahahahah
Vocês podem encontrar o livro para comprar nos seguintes sites: Amazon - Americanas - Casas Bahia - Cultura - Extra - Fnac - Livraria da Folha - Livraria da Travessa - Ponto Frio - Saraiva - Submarino.

Ebooks: Amazon - Saraiva

Outros links: Skoob Goodreads
                                                                   ~*

Como já dito, 'Crash' é composta por três livros... Abaixo estou colocando a listagem dos livros por ordem de leitura. Mais para frente, se você quiser ler as resenhas dos livros anteriores, será só clicar nos títulos da lista que você será encaminhado às respectivas páginas.

          * Livro 01 - Crash: Quando a Paixão Explode
          * Livro 02 - Clash (ainda não publicado no Brasil)
          * Livro 03 - Crush (ainda não publicado no Brasil)

Espero que tenham gostado.

Beijos,
Mari.

Nenhum comentário