Amy Harmon - Beleza Perdida

Esse é um livro que só comprei porque os diversos comentários nos grupos literários fizeram o favor de atiçar minha curiosidade. E caramba, não me arrependi!

Finalmente consegui pegar um livro que não pertence à uma série, e confesso que foi um pouco estranho, mas bom.

'Beleza Perdida' gira em torno dos acontecimentos da pequena cidade de Hannah Lake, nos Estados Unidos, mais precisamente nas consequências após cinco de seus garotos irem para a guerra.

É um livro lindo que fala sobre amizade, amor e superação. Faz você repensar todas as suas ações e seus problemas.

Um romance como 'A Bela e a Fera' mas tão tocante que deixará você pensando sobre Ambrose, Fern e Bailey por um bom tempo.
"Ambrose Young é lindo — alto e musculoso, com cabelos que chegam aos ombros e olhos penetrantes. O tipo de beleza que poderia figurar na capa de um romance, e Fern Taylor saberia, pois devora esse tipo de livro desde os treze anos. Mas, por ele ser tão bonito, Fern nunca imaginou que poderia ter Ambrose… até tudo na vida dele mudar.

Beleza perdida é a história de uma cidadezinha onde cinco jovens vão para a guerra e apenas um retorna. É uma história sobre perdas — perda coletiva, perda individual, perda da beleza, perda de vidas, perda de identidade, mas também ganhos incalculáveis. É um conto sobre o amor inabalável de uma garota por um guerreiro ferido.

Este é um livro profundo e emocionante sobre a amizade que supera a tristeza, sobre o heroísmo que desafia as definições comuns, além de uma releitura moderna de A Bela e a Fera, que nos faz descobrir que há tanto beleza quanto ferocidade em todos nós."

Gente, que livro! Nossa... Fazia tempo que eu não pegava um livro assim, que faz você pensar e repensar sobre a vida, sobre seus problemas, sobre a sorte que você tem. Não estava nem na metade do livro e já estava de ressaca literária. Geralmente eu consigo ler um livro sem fazer nenhuma interrupção por vontade própria, mas com esse, fui obrigada a das umas paradas e espairecer em determinados momentos.

'Beleza Perdida' se passa em Hannah Lake, uma pequena cidade nos Estados Unidos. Onde todos se conhecem e, infelizmente, sabem tudo sobre os outros. Não é necessário dizer que em cidades pequenas, a fofoca se espalha muito mais rápido.

Ambrose Young, um dos personagens principais, é o cara mais popular da escola, sempre foi lindo, com rosto e corpo esculturais, as garotas caiam aos seus pés. Garoto estrela e capitão de luta livre da escola, ele e sua equipe ganharam diversos campeonatos estaduais, contribuindo para seu apelido de Hércules. 

Fern Taylor é o patinho feio. Filha do pastor local, sempre fora apaixonada desde sempre por Ambrose, mas ele parecia não notá-la. Seu melhor amigo é seu primo Bailey, que tem distrofia muscular e que no decorrer dos anos acaba em uma cadeira de rodas, além de ser impedido de fazer o que mais gosta, luta livre, sendo que seu pai é o treinador da escola onde estuda. Fern e Bailey são inseparáveis, onde ela está, lá estará o garoto. Fern sempre foi gentil e fácil de socializar, mas com a quantidade de amigos, não era popular.

O livro nos traz os acontecimentos antes, durante e após o ataque terrorista no World Trade Center, que matou milhares de pessoas. Não só o infeliz fato histórico em si, mas como tudo aquilo influenciou a vida das pessoas, principalmente dos jovens.

Uma de suas amigas, Rita, pede ajuda de Fern para mandar recadinhos escritos para Ambrose, mas Fern acaba se envolvendo demais nessa história e tem seu coração quebrado quando vê que Rita conseguiu alcançar seu objetivo. Mas o casal não aguenta nem um mês, quando Ambrose começa a perceber que Rita não era quem escrevia os bilhetes. Ele queria a garota dos bilhetes, mas tal foi sua surpresa quando descobriu que era Fern quem os escrevia.

Já no final do último ano da escola, depois ganharem mais uma vez a temporada de lutas, graças à isso e às suas boas notas, Ambrose ganha bolsas em algumas universidades, mas ele ainda sente que não é bem isso o que quer. Após a visita de um recrutador na escola, o garoto de ouro de Hannah Lake decide se alistar no Exército.

Quando ele conta aos amigos sobre o que fez, eles ficam chocados, afinal, Ambrose conseguiu bolsas em universidades, tem um futuro pela frente... Mas no fim os cinco amigos embarcam nessa jornada juntos. Mas o choque dos amigos não é nada comparado ao estado que ficou a cidade quando eles informaram o que iriam fazer.

Na noite anterior à partida dos amigos, os jovens se reúnem para uma despedida. Parece que quase todos os jovens da cidade estão naquela reunião, incluindo os inseparáveis Bailey e Fern. Já no final, quando Fern volta para buscar algo que o primo esqueceu, ela é convidada para participar da famosa brincadeira da garrafa, estilo "verdade ou consequência", mas quando o assunto fica muito pessoal, Ambrose a tira dali. Os dois discutem, melhor dizendo, Fern extravasa sua raiva por algo tão íntimo como as cartas que escreveu para Ambrose ter sido exposto. Ambrose, que já estava balançado por novos pensamentos em relação à Fern, toma uma decisão que deixará a lembrança de um beijo.  

Após a partida dos cinco amigos, a vida na cidade continua e a deles também. Pessoas têm filhos, pessoas se casam... Mas o que eles não esperavam, era que apenas um dos cinco amigos voltasse para casa.

Quando a trágica notícia é dada, a cidade é coberta por uma tristeza silenciosa. Pessoas não se casariam, pessoas não conheceriam seus filhos, pessoas não iriam à faculdade. E apesar da chocante notícia, Fern está secretamente aliviada por Ambrose Young não estar entre os mortos. Não só Fern, mas Elliot Young também está aliviado por seu filho não estar na listagem dos mortos, embora sua condição seja crítica.

Meses mais tarde, após fechar o mercado onde trabalha, Fern está de bicicleta indo para casa quando um urso aparece em seu caminho. Mas o urso não era um urso, e sim Ambrose Young, que desde sua volta para casa, nunca mais fora visto. A história era que embora seus amigos tenham morrido, ninguém realmente soube o que aconteceu com ele, a fofoca corria pela cidade, mas ninguém realmente o viu. Mas Fern teve um vislumbre de suas cicatrizes naquela noite, por mais que Ambrose tentasse esconder.

Ambrose, que outrora era o garoto de ouro da cidade, se tornou arredio e nunca era visto nas ruas, pelo menos durante o dia. Fern não se conforma com o "exílio" autoimposto de Ambrose e decide fazer algo a respeito, mesmo que ele não queira. E logo o quadro de avisos, que ficava entre a padaria e mercado, começou a ficar cheio de frases e perguntas, exatamente como quando eles trocavam cartas.

Com atenção, amizade e carinho, Fern e Bailey conseguem atravessar a couraça de cicatrizes na qual Ambrose se fechou e começam a fazê-lo querer viver novamente, mostram para Ambrose que há muito pelo que lutar.

É um livro lindo. Chorei o rio Amazonas todinho. Fazia tempo que não chorava com um livro, e digo que valeu a pena a cara inchada no dia seguinte (porque eu virei a madrugada lendo...). 

Quando li que era no estilo 'A Bela e a Fera', imaginei algo no estilo do livro que lia quando era criança, mas a realidade de 'Beleza Perdida' está muito longe de ser um conto de fadas. Triste e trágico, mas ao mesmo tempo lindo e esperançoso, Amy Harmon conseguiu colocar em palavras algo maravilhoso e tocante. Com certeza não esquecerei de Ambrose, Bailey e Fern por muito tempo!
Vocês podem encontrar o livro para comprar nos seguintes sites: Amazon, Americanas, Casas Bahia, Cultura, Extra, Ponto Frio, Saraiva, Submarino.

Outros links: Skoob e Goodreads
                                                                  ~*

Estou tão acostumada com séries que chega a ser estranho fazer resenha de livros únicos e no fim dos posts não colocar a listagem dos livros em ordem de leitura... Hahahah!

Espero que vocês tenham gostado.

Beijos, 
Mari.

Nenhum comentário