Michelle Falkoff - A Playlist de Hayden

Oi pessoal!

Semana passada recebi um mimo da Editora Novo Conceito: um livreto com os primeiros 8 capítulos do lançamento de abril {uma espécie de degustação, vamos dizer...} Não, o blog não tem parceria com a editora, mas bem que eu gostaria! #indireta

Em relação ao livro, é um pouco diferente do que eu já li e do que estou acostumada a ler, geralmente fujo de determinados temas porque meu psicológico fica baleado depois...

É uma leitura interessante, misteriosa, envolvente e que me ganhou pelo tema e pela playlist que de Hayden para Sam.

Abaixo estão as minhas primeiras impressões do livro; vem comigo!
 
"Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente.

Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.

A Playlist de Hayden é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil."

Mesmo sendo apenas 8 capítulos, fiquei com ressaca literária. Na minha humilde opinião, esse é um livro que deveria ser obrigatório em todas as escolas; para alunos, pais e professores. Só quem passa pelo bullying sabe como é barra pesada para aguentar. A autora escreve com tanta propriedade, que arrisco dizer que ela mesma ou alguém muito próximo passou por isso.

Em 'A Playlist de Hayden' temos Sam, um garoto que passou pela terrível experiência de encontrar seu melhor amigo, Hayden, morto, e ao seu lado um pendrive com músicas e um bilhete endereçado à Sam.

A cada capítulo, intitulado com uma das músicas da playlist que Hayden deixou para Sam, o garoto tenta lidar com seus próprios sentimentos em relação ao amigo e ao que aconteceu. Saudade. Luto. Raiva. Desespero. Solidão. Tudo junto e misturado. Além de ir descobrindo coisas sobre seu amigo que até então eram desconhecidas para si. "Você nunca conhece uma pessoa até ouvir o que ela gosta."

Ao mesmo tempo que tenta seguir em frente com sua vida sem seu melhor amigo, as lembranças são muito fortes e muitas coisas não o deixam esquecer. O desabafo que Sam faz com o conselheiro da escola foi algo que me tocou profundamente, e é algo que as escolas deveriam se atentar e prever, mas não dão atenção e só abrem os olhos quando é tarde demais...

Como a maioria dos meninos geeks, os dois eram viciados em um desses milhares de jogos de RPG, e nas semanas que se seguem, os mistérios começam a aparecer. Uma garota que se diz amiga de Hayden (algo que ele não sabia) começa a falar com Sam... Além da playlist, alguém fez uma conta em um dos jogos sob o nome de um dos personagens preferidos de Hayden e começou a conversar com Sam, exatamente como os dois amigos costumavam fazer.

Além disso, alguém está mexendo com os valentões da escola, fazendo o que eles faziam com os mais fracos e espalhando boatos pela cidade; dando o troco.

Mas o que mais me pegou mesmo, além da playlist que é bem eclética e que me fez esperar ansiosamente o soundtrack de cada capítulo, foi o tema do bullying. O coitado do Hayden não tinha para onde correr; além de sofrer na escola, também era vítima da própria família por não se encaixar no padrão da típica família americana...

Como disse, leitura obrigatória!

Fico imaginando; se esses 8 capítulos me envolveram de tal maneira, imagina o livro todo!?
Vocês podem encontrar o livro para comprar nos seguintes sites: Amazon, Casas Bahia, Cultura, ExtraPonto Frio, Saraiva.

Outros links: Skoob e Goodreads

Beijos,
Mari.

2 comentários

  1. Oi Mari!!
    Também recebi essa amostra da Novo Conceito.
    Amo livros que tenham música no meio e quando li a sinopse da história simplesmente me apaixonei.Como você disse bullying é assunto bem recorrente e é coisa séria e todo e qualquer livro que fale sobre o assunto merece ser lido por todos.
    Ouvi todas as músicas que estão no livro e vc?kkkkkkkkkkk
    Beijos!!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudio! Ouvi todas elas também e adorei! Hahahaha

      Excluir