Jasinda Wilder - Falling 01 - Louco Por Você

Oi gente!

Depois de um tempinho fora, estou de volta!

Primeiro livro que eu leio dessa autora, Jasinda Wilder, apesar de já ter ouvido falar muito dela. Eu ia comprar esse livro na Bienal, mas no dia que eu fui, a fila do stand da Novo Conceito estava impossível, então acabei arquivando o livro na minha listinha e comprando depois.

Bom, 'Louco Por Você' nos traz basicamente a história de Nell. De como ela se apaixonou pelo seu melhor amigo desde a infância, da descoberta dos prazeres, do amor, da dor lancinante de uma perda e da superação.

Não imaginava que iria me envolver tanto com esse livro e que ficaria tocada pela Nell, Kyle e Colton. Se você está na dúvida se irá ler ou não, dê uma olhadinha nos meus comentários abaixo, mas achei a leitura muito boa.
"Nell e Kyle são amigos desde a infância. Sempre fizeram tudo juntos, então ela nem se lembra de quando se tornaram realmente um casal. Quando Kyle morre da forma mais repentina, o mundo de Nell é lançado em um abismo de incertezas e dor. É quando Nell conhece Colton, irmão de Kyle e até então um completo desconhecido para ela.
Estranhamente, é como se Colton a conhecesse há muito tempo... é como se ele a conhecesse por dentro. Ambos passam, então, a lutar para seguir em frente da melhor maneira possível. Nell, sufocada pelo peso da culpa.Colton, lutando contra a força que o arrasta em direção a ela... Cada um à sua maneira, os dois precisam desesperadamente encontrar o sentido da cura e do perdão."

O livro se apresenta pelo POV (ponto de vista) dos personagens Dell e Colton e é dividido em três partes: passado, presente e uma parte destinada ao Colton. Inicialmente somos apresentados à Dell, e ela nos conta desde o começo de sua relação com Kyle, seu melhor amigo desde a infância até a descoberta de que não é apenas amizade que ela sente por ele e vice-versa.

Então vemos os dois começando a desvendar seus sentimentos com 16 anos, além as tristezas e os prazeres, mas é uma coisa mais juvenil. Até as ações deles no livro condizem com a situação. Confesso que não era muito fã do Kyle nessa parte, me pareceu muito americanizado, bem estilo high school, como vemos nos filmes e seriados, então bléh. Mas os dois eram bonitinhos juntos.

Depois temos um salto de tempo de dois anos, então o casal Nell & Kyle estão com 18 anos. Já se descobriram há muito tempo e tem uma relação mais adulta, madura. Mas com a idade também vem responsabilidades e os inevitáveis pensamentos em relação a futuro. Ele queria ir para uma faculdade e ela pensava em ir para outra, mas fazer isso dar certo como um casal... 

E é então que eles vão passar uns dias em uma casa que os pais de Kyle tinham em uma região afastada, algo que eles estavam esperando por muito tempo. Mas o sonho e a felicidade de um final de semana sozinhos começam a ser obscurecidos pelas perspectivas do futuro. Primeiro o tema que nenhum dos dois quer tocar: faculdade. Depois a hesitação de Nell ao pedido de Kyle. E por fim, a tragédia que abateu sobre os dois causando a perda de um amor.

O livro se encaminha para uma depressão, e eu sofri pela Nell, chorei pela perda do seu amor, e me senti, assim como ela, em conflito em relação à Colton. E você vê que ela se encaminha para um caminho de auto destruição. 

Mas então temos um outro salto de tempo de 2 anos, e já entramos no "presente". Nessa parte temos o ponto de vista do Colton, então fica uma lacuna de tempo no qual não sabemos ao certo o que se passou com Nell, mas dá de imaginar. E realmente, as suspeitas se confirmam enquanto Colton conta como foram esses dois anos que se passaram após a perda do irmão e o súbito reencontro com Nell.

Temos uma noção do que se passou com Colton depois que ele saiu de casa e como sobreviveu até ali. A sentimento de cuidado que ele sente pela Nell desde que a conhecera no enterro do irmão se mostra ainda mais presente quando ele pressente que ela esteja em problemas.

Bem, a partir daí não preciso falar muito sobre o que acontece... Fica claro que Nell não passou pelo processo do luto, que a dor da perda está muito enraizada nela, e Colton faz com que Nell vá de encontro à esses sentimentos firmemente trancados e os encare de frente. Mas não é só ela que precisa desse tempo para se curar, Colton também se mostra profundamente magoado com tudo o que aconteceu, eles acabam se unindo para superar o luto juntos.

Na segunda e na terceira parte a narração varia entre o pov de Colton, Nell e depois novamente Colton. Essa mudança ocorre em pontos cruciais do livro para nosso mocinhos. Em alguns momentos temos saltos de tempos de algumas semanas e com elas outro acontecimento marcante na vida dos dois. Nell, com medo acaba fugindo, mas Colton não vai deixá-la escapar assim tão fácil, ainda mais quando os dois estão à ponto de passar por mais uma perda.

Uma coisa que eu achei errado, é que depois da primeira parte do livro, a autora não fala mais nada dos outros personagens, tudo bem que ela os deixou para outros livros, mas mesmo assim... Só não dou nota máxima para esse livro por esse simples e enorme detalhe: focou na história dos personagens principais e esqueceu de encaminhar os outros, intencional ou não, não sei, só acho que ao menos a autora deveria ter mostrado um pouquinho deles na segunda parte do livro...
Vocês podem encontrar o livro para comprar nos seguintes sites: Casas Bahia, Cultura, Extra, Fnac, Ponto Frio, Saraiva.

Outros links: Skoob e Goodreads
                                                                   ~*

Até o momento são 3 livros lançados pela autora e um 4o livro está previsto para o ano que vem (2015). Aqui no Brasil só foi lançando o 1o livro e até o momento não vi nenhuma movimentação quanto ao lançamento do 2o livro, mas imagino que seja para o 1o semestre do ano que vem... Abaixo segue a ordem dos livros.

             * Livro 01 - Falling Into You - Louco Por Você
             * Livro 02 - Falling Into Us
             * Livro 03 - Falling Under
             * Livro 04 - Falling Away

Abaixo estou colocando a tradução da sinopse do 2o livro com a capa original. Então, como é de praxe aqui no blog em relação às traduções aqui postadas, se vocês forem postar em algum lugar, por favor, não esqueçam de colocar os créditos!

"Becca de Rosa é a melhor amiga de Nell. Quando Kyle morreu, Nell estava tão devastada que ninguém conseguia alcançá-la, nem mesmo sua melhor amiga Becca. Enquanto tentava ajudar Nell a passar pelo luto, a própria vida de Becca passa por um turbilhão, e tudo o que ela conhecia está mudado.

Jason Dorsey chamou Nell para sair na semana do 16o aniversário dela, mas esse encontro nunca aconteceu. Em vez disso, ele terminou saindo com a melhor amiga de Dell, Becca. Ele não tinha como saber, então, como aquele encontro o enviaria a uma jornada de vida com Becca. Ele não tinha como saber que as tragédias e triunfos que ele experimentaria, ou com Becca, que ele talvez encontrasse o amor de uma vida inteira."
Beijos,
Mari.

Um comentário

  1. Este livro me trouxe à compulsão pela leitura e desde setembro passado embarquei no gênero, em descobertas de autores, situações... Concordo com sua resenha e acho que exceto a dor física que ambos causaram a si mesmos, me identifiquei muito com as angústias partilhadas pela vida da vida/perda de alguém. Já li as traduções livres do 2 (Becca e Jason são muito fofos) e do 3. Mas certamente vou querer completar minha estante quando a Novo Conceito liberar tudo (e espero que realmente publique).

    ResponderExcluir