J.R. Ward - Irmandade da Adaga Negra 05 - Amante Liberto

Depois de 4 livros, agora chegou a vez de V. nos contar sua história de vida!

Em 'Amante Liberto', 5o livro da série, vamos conhecer todos os seus segredos, incluindo o da sua árvore genealógica direta. Mãe e pai, ela ausente e ele um brutal guerreiro, que acabaram moldando V.

Vishous é um guerreiro da Irmandade da Adaga Negra, com uma mão que considera amaldiçoada, além da terrível habilidade de prever o futuro, algo que ele não considera como boa fortuna, pois está destinado à ver o fim, ou não, de seus amigos.

Jane é uma médica em ascensão, que em um de seus plantões se depara com o atendimento de um homem, cuja vida salva à troco de uma mudança inesperada em sua própria vida.

Aviso: Se você não leu o primeiro livro da série, cuidado pois o post abaixo pode conter, e provavelmente terá, spoilers! Mas se você é como eu, que adora um spoiler, vá em frente! :)
"Nas sombras da noite em Caldwell, Nova York, a guerra explode entre vampiros e seus assassinos. Há uma Irmandade secreta, sem igual, formada por seis guerreiros vampiros, defensores de sua raça. O coração gelado de um predador será aquecido mesmo contra a sua vontade... 

Destemido e brilhante, Vishous, filho de Bloodletter, possui uma maldição destrutiva e a capacidade assustadora de prever o futuro. Criado no campo de guerra de seu pai, ele sofreu maus tratos e abusos físicos e psicológicos. Membro da Irmandade, ele não se interessa por amor nem emoção, apenas pela batalha com a Sociedade Redutora. Mas, quando uma lesão mortal faz com que fique sob os cuidados de uma cirurgiã humana, a Dra. Jane Whitcomb, ele é levado a revelar a dor que esconde e a experimentar o verdadeiro prazer de pela primeira vez... Até que o destino, que V. não escolheu, o leva para um futuro do qual Jane não faz parte."

Temos uma visão mais completa de Vishous em 'Amante Revelado', onde finalmente entendemos a inserção de Butch na Irmandade e da estreita relação entre o tira e V. Mas é apenas em Amante Liberto que vemos a complexidade desse personagem. 

A Virgem Escriba interage mais em 'Amante Liberto', e vemos que suas escolhas e suas ambições trazem consequências pesadas. V. é deixado com o pai, então ele cresce em um ambiente inóspito, brutal e sem nenhuma afeição, completamente esquecido pela mãe.

Anos mais tarde seu caminho o leva à Irmandade da Adaga Negra e novamente à sua mãe. Além de habilidades com armas e lutas, ele tem uma mão brilhante, capaz de descarregar uma enorme carga de energia, mas também de ajudar seu amigo Butch a se purificar. Ele também vê o futuro, algo que ele não gosta mas não tem como se esquivar.

Mas o detalhe aqui é que Vishous estava destinado à ser o Primaz. Aos que não sabem, o Primaz é o responsável pela reprodução das espécie com as Escolhidas. E a escolhida para ser a primeira, que representaria todas as Escolhidas, fora Cormia, mas assim como V. ela também estava relutante em relação ao seu destino... (OBS: Phury tem um papel de peso no assunto em questão)

Até que uma noite seu destino o leva à ser salvo pela Dra. Jane Whitcomb e é a partir daí que as coisas realmente começam a acontecer. Jane é uma jovem médica com a carreira em ascensão, ela adora o que faz e é considerada uma das melhores. O primeiro encontro de Jane e V. não é exatamente um encontro, pois ele foi mortalmente ferido e Jane era quem estava de plantão naquela noite que viria mudar a vida dos dois.

Depois de um tempo com suas visões bloqueadas, Vishous finalmente tem um vislumbre do que está por vir, e quando seus Irmãos vêm à sua busca, ele se recusa à ir sem Jane. Não é preciso dizer que o resgate não foi tão fácil assim...mas uma vez que Jane se dá conta do meio em que está, será difícil ir embora.

Difícil de ir embora não só pela questão médica em função da Irmandade, mas principalmente em relação à Vishous. Os dois começam a construir laços muito fortes, embora ela seja humana e sem possibilidades de conversão, o que dificulta as coisas, mas eles estão dispostos à tentar.

E é aí que o destino se avisa por uma das visões de V. e mesmo ele lutando contra todos os infortúnios, acaba sendo levado para uma situação em que Jane possa não fazer parte do seu futuro. Mesmo uma divindade como a Virgem Escriba não poderá alterar o curso das águas. E o que Vishous considera como amaldiçoado pode ser a única coisa que o faça alcançar Jane.

Claro que em 'Amante Liberto' também vemos todos os personagens e temos a inserção de mais alguns, como o Dr. Manny Manello, Payne, algumas Escolhidas, o trio parada dura (John, Qhuinn e Blay), e entre outros. Claro que a autora deixa a entender que apesar de ficar para trás, o caro Dr. Manny não ficará esquecido na série, mas isso é mais lá para frente... E como sempre, já temos uma noção de para quem será destinado o próximo livro: Phury.
 
Vocês podem encontrar o livro para comprar nos seguintes sites: Americanas, Casas Bahia, Cultura, Extra, Ponto Frio, Saraiva, Submarino.

Outros links: Skoob e Goodreads
                                                                  ~*

Para os que não conhecem a série da J.R. Ward, a Irmandade da Adaga Negra é composta, até o momento por 12 livros, sendo que o último foi lançado nos EUA há pouco tempo, além de um Guia Oficial da Série, onde temos algumas surpresinhas, como o conto do nascimento de Nalla e entrevistas com os personagens dos livros.

Abaixo está a listagem da ordem de leitura dos livros.

               * Livro 01 - Dark Lover - Amante Sombio
               * Livro 05 - Lover Unbound - Amante Liberto
               * Livro 06 - Lover Enshrined - Amante Consagrado
               * Livro 07 - Lover Avenged - Amante Vingado
               * Guia Oficial da Série - Irmandade da Adaga Negra
               * Livro 08 - Lover Mine - Amante Meu
               * Livro 09 - Lover Unleashed - Amante Libertada
               * Livro 10 - Lover Reborn - Amante Renascido
               * Livro 11 - Lover at Last - Amante Finalmente
               * Livro 12 - The King - O Rei

Em relação ao último livro, O Rei, a Universo dos Livros, editora que está publicando a série aqui no Brasil, já informou que o lançamento do 12o livro será em agosto deste ano na Bienal do Livro em SP! Oba!

Espero que vocês tenham gostado.

Beijos, 
Mari.
Capa original

Um comentário

  1. Opa! Boa resenha! Ahhh esse foi o meu livro favorito.
    Aliás, acho que é provavelmente pelo o fato do V ser o meu irmão favorito e de ele com a Jane formarem também o meu casal favorito.
    Amo essa série. Por enquanto parei no 10 e nem sei se continuarei pq a saga segue pra uns personagens que eu não tenho lá mto interesse mas... quem sabe um dia!?

    http://lapiselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir