Neal Shusterman - O Fundo É Apenas O Começo


Caden Bosch é um garoto de quinze anos que está passando por alguns problemas.

Em um momento ele é um filho e aluno dedicado, no outro tripulante de um navio pirata. Em um minuto ele está na escola, no outro está navegando em águas turbulentas. Em um segundo ele está jogando RPG com os amigos e no outro ele está documentando a viagem para Challenger Deep...

Mas afinal, o que está acontecendo com Caden Bosch?

Vem conferir!
Caden Bosch está a bordo de um navio que ruma ao ponto mais remoto da Terra: Challenger Deep, uma depressão marinha situada a sudoeste da Fossa das Marianas.

Caden Bosch é um aluno brilhante do ensino médio, cujos amigos estão começando a notar seu comportamento estranho.

Caden Bosch é designado o artista de plantão do navio, para documentar a viagem com desenhos.

Caden Bosch finge entrar para a equipe de corrida da escola, mas na verdade passa os dias caminhando quilômetros, absorto em pensamentos.

Caden Bosch está dividido entre a sua lealdade ao capitão e a tentação de se amotinar.

Caden Bosch está dilacerado.

Caden Bosch é um típico garoto de quinze anos: filho, irmão, aluno e amigo exemplar. Ok, talvez não tão típico assim... Afinal, garotos de quinze anos não são exatamente fáceis de se lidar. Mas o que diferencia Caden dos demais, é a sua capacidade de se perder em sua própria mente. Assim como Caden é um aluno do ensino médio, ele também é um tripulante de um navio pirata que segue para o local mais remoto da Terra.

Não, você não entendeu errado! Caden Bosch é filho, aluno e amigo, mas também está a bordo de uma aventura única. Acontece que Caden não é um típico garoto de quinze anos, ele é único, assim como a sua mente. Aos poucos as pessoas ao seu redor começam a notar algumas mudanças em Caden. Seus desenhos não são mais os mesmos, suas notas começam a cair, ele anda mais perdido em seus pensamentos do que o normal, ataques de ansiedade passam a ser uma constante em sua vida.

As coisas vão ao extremo quando Caden começa a perder o senso da realidade e passa a ficar cada vez mais voltado para a sua missão no navio pirata. Agora o jovem precisava de ajuda e apoio, assim como todas as pessoas que sofrem de doenças mentais...

O assunto em si já é interessante e fica ainda melhor porque o autor fica indo e vindo entre a realidade e a mente de Caden, e é isso o que torna 'O Fundo É Apenas O Começo' tão marcante. Infelizmente as doenças metais ainda são tidas como tabus, por mais que grande parte da população sofra de algum transtorno. E mais infelizmente ainda é que as pessoas com doenças mentais são praticamente isoladas sendo que quando medicadas são tão funcionais quanto os demais.

Algo delicado e bonito do livro de Neal Shusterman foi a questão do apoio da família de Caden. Mesmo eles tendo demorado um pouco para perceber o que estava acontecendo com o garoto, a família fez todo o possível para ajudá-lo... E isso me pegou de uma maneira que fiquei pensando em quantas pessoas que passam por esses problemas, que precisam de ajuda e as pessoas ao redor delas simplesmente lhe viram as costas ou se fazem de cegas.

Eu demorei um tempinho para fazer essa resenha porque reli o livro umas duas vezes para ter certeza de que não perdi nada ou não confundi algo. E acredito que era isso mesmo o que o autor queria fazer ao brincar com as realidades de Caden e, por consequência, mostrar ao leitor como é a mente de uma pessoa com transtorno mental, sem saber o que é real e o que não é...

'O Fundo É Apenas O Começo' é uma leitura interessante e intrincada, que nos mostra como a nossa mente às vezes pode ser um labirinto confuso e complicado. Se você está procurando por algo diferente e impactante, com certeza esse livro é uma boa pedida!

Amazon: eBook - Livro

Outros links: Skoob - Goodreads
 

Espero que tenham gostado!

Nenhum comentário