Mila Wander - Meu Maior Presente


Cheguei com um romance nacional para dar uma diversificada! E olha só quem está voltando a figurar nas resenhas do blog: Mila Wander!

Embora eu conheça alguns livros da Mila, confesso que nunca tinha lido 'Meu Maior Presente' embora eu o tenha no Kindle... E para a alegria dos leitores da Mila, a editora Planeta resolveu lançar a versão física!

Agora que já terminei de ler, só digo uma coisa: como é que eu demorei tanto para ler!!!

'Meu Maior Presente' traz a história de Lucas, um jovem que aos 9 anos conseguiu o que sempre quis: uma família. Mas agora, anos mais tarde, ele se encontra em um dilema moral gigantesco que fará seu coração doer por ele.

Vem conferir!
"Lucas foi abandonado num orfanato e só aos nove anos de idade ganhou o presente que mais desejava: uma família
Quano Mel nasceu, um ano depois, ela já tinha a família perfeita. Seu pai, sua mãe e seu irmão adotivo a amavam.
O que ninguém esperava era que, quando Mel chegasse à adolescência, ela passaria a olhar com outros olhos para Lucas, seu confidente, motorista de baladas e protetor. E que ele também a perceberia de uma maneira diferente. 
Lucas, agora, não quer deixar que esse novo e assustador sentimento arruíne seu sonho de se sentir parte de uma família. Mas o que fazer com a vontade de seu coração e seus desejos? Mel, com certeza, sabe o que fazer."

Quando tinha 2 anos de idade, Lucas foi abandonado num orfanato pela mãe biológica, e lá viveu até seus 9 anos quando, na época do natal teve seu maior desejo tornado realidade. Ao escrever suas cartinhas para o Papai Noel, o pequeno Lucas colocou em um que queria um pai e em outro que queria uma mãe, basta dizer que a magia do natal se fez presente e Lucas ganhou uma família. Logo depois nasceu sua irmãzinha Mel.

Os anos passaram e a relação de Mel e Lucas era cada vez mais estreita e ela sempre recorria à ele quando tinha alguma dúvida ou algum problema, fosse para ajudar numa matéria ou então para assistir um filme ou comentar sobre livros. Para Mel, Lucas era seu confidente, seu melhor amigo...  Só que em algum momento, o sentimento de Lucas para com Mel começou a mudar e ele, a sofrer silenciosamente.

Até um fatídico dia em que acontece um momento entre os dois, que é revelado logo nas primeiras páginas do livro mas não vou colocar aqui, faz com que Lucas tome a decisão de ir para o Canadá ocupar uma posição em um escritório de advocacia. Como que ele poderia desejar a própria irmã? !Tudo bem que não era irmã de sangue, mas mesmo assim... Como ele poderia olhar para seus pais sentindo o que sentia por Mel?! A culpa o atingia tão forte a ponto de afastá-lo do convivo familiar.

A separação foi sofrida e dolorosa, não só para ele, mas para toda a família, em especial Mel, que no fundo sabia que o motivo de Lucas ter ido para outro país foi por causa do momento que os dois tiveram... Mas Lucas está disposto a cortar o sentimento pela raiz e faz de tudo para afastar a jovem, principalmente com palavras duras e ásperas. 

A ideia era ele ficar apenas um ano fora, mas depois de receber um último e-mail desesperado de Mel, ele decide não ir para o natal e ficar por mais um tempo... E com essa decisão em mente, ele responde a mensagem da jovem de uma maneira que a cortou profundamente, mas ele só vem a saber a real situação mais um ano depois quando volta para o Brasil.

Ao chegar ele simplesmente não reconhece a garota que sempre conheceu e amor e por quem veio a desenvolver emoções mais fortes, e é aí que Lucas percebe como suas palavras e ações machucaram Mel. Como seus pais disseram, ela estava completamente impossível e rebelde. Sabe aquela fase desajustada que todo mundo passa na adolescência? Pois é, só que para Mel veio as 18 anos, para desespero da família.

E então ele promete para si mesmo que iria resgatar aquela jovem risonha que deixara para trás, mas ao que parece a missão de Lucas se mostrará muito difícil de se concretizar. Mel é extremamente arisca e irônica, não liga para nada e faz de tudo para contrariar e principalmente para magoar Lucas, deixando claro que tudo aquilo era culpa dele.

O coração de Lucas sangra pelo que fez e pelos seus sentimentos enclausurados. Mesmo dois anos longe não foram capazes de diminuir a chama que sentia por Mel, mas mesmo assim, ele sabia que era errado desejá-la, que ele não poderia trair a confiança que seus pais depositaram há anos nele... Mas mesmo sofrendo com tudo isso e com as ações e afastamento de Mel, ele não confia em si mesmo para estar perto dela e decide dar um rumo em sua vida...

Só que o destino tinha outros planos e é justamente quando o passado de Lucas bate à porta que a família se mostrará unida. Com novos acontecimentos e pessoas na vida deles, Lucas tenta com todas as suas forças ficar longe de Mel, mas até quando ele conseguiria lutar contra o sentimento? Como ele poderia fazer isso com sua família? E se qualquer decisão que tomasse destruísse aquele laço tão forte criado tantos anos atrás?

Gente, que livro! Que delicadeza!

Acredito que esse é um dos melhores livros que eu já li da Mila Wander, talvez o melhor de todos! A autora simplesmente vai caminhando por esse tema tão delicado e polêmico de uma forma tão leve e tão bonita, que é impossível não se apaixonar pelo livro!

Vocês podem ter percebido que na resenha eu falei praticamente do Lucas, não é? Pois é, meu bem, 'Meu Maior Presente' é todo pelo ponto de vista dele! Quem acompanha o blog sabe como eu gosto de dar uma variada e ler livros que são narrados pelo mocinho, né? Acho que dá para se ter uma melhor noção dos sentimentos dele e tudo o mais, porque vamos combinar, se o livro fosse pela visão da Mel, acho que eu não iria gostar tanto quanto gostei...

O livro vai indo e vindo entre o passado e o presente a partir do momento em que Lucas está indo para o Canadá, então é possível ver o quão atormentado ele está com o que sente por Mel, algo que ele acredita ser pecado e imoral, e o quão linda é a trajetória do personagem do momento em que seu maior presente de natal foi realizado, e a lealdade feroz que ele tem para com a família.

Tudo isso torna extremamente difícil ele aceitar o fato de que se apaixonou profunda e perdidamente pela irmã de criação e o deixa num dilema moral praticamente impossível de escolher um caminho a tomar: se ele segue a razão ou o coração.

Embora Lucas descreva Mel com todo o amor e o carinho, sou obrigada a dizer que eu achei ela meio manipuladora, principalmente no começo do livro. Mas também não posso negar que Lucas também demonstrava um pouco desse lado, principalmente quando o ciúmes aflorava. Para falar a verdade, a Mel só começou a subir no meu conceito depois da volta do Lucas ao Brasil, antes disso... Não, muito obrigada!

Mesmo sendo narrado pelo Lucas, deu para sentir toda a dor e o ressentimento da Mel, e acho que foi isso que acalmou a minha impaciência com a personagem e me solidarizou para com ela...

'Meu Maior Presente' com certeza entrou para aquela listinha de livros que deixam você pensando, sabe... Ao mesmo tempo que você fica torcendo pelos personagens, você também fica pensando se não é errado você querer que eles fiquem juntos pela questão do incesto, mesmo não tendo a questão "de sangue" no meio... Algumas pessoas me disseram que se lembraram daquele livro 'Proibido' da Tabitha Suzuma, e embora tenha esse tema delicado do relacionamento entre irmãos, um livro não passa nem perto do outro!

Se você ainda não leu 'Meu Maior Presente', indico vocês lerem assim que possível! É uma história muito bonita que a Mila Wander soube desenvolver muito bem e sem pecar, você lê tão rápido que é impossível soltar... Para vocês terem uma noção, eu comecei a ler era 22h de uma 4a-feira e fui terminar quase 5h da manhã do dia seguinte; detalhe que eu tinha que levantar às 7h para ir trabalhar, pensem nas minhas olheiras! Mas foi por um bom motivo...
Vocês podem encontrar o livro para comprar nos seguintes sites: Amazon - Americanas - Cultura - Extra - Fnac - Livraria da Folha - Livraria da Travessa - Saraiva - Submarino.

Ebooks: Amazon - Cultura Kobo Saraiva

Outros links: Skoob Goodreads
                                                            
Espero que tenham gostado.

Beijos,
Mari.

Um comentário

  1. Ahhh, leitura da madrugada!! Kkkk
    Obrigada pela resenha, gatona, ameiii! E fiquei feliz por vc ter gostado!!
    Beijooos!

    ResponderExcluir