Dinah Jefferies - O Perfume da Folha de Chá


Olá pessoas!

A resenha de hoje sai um pouco dos romances que estou acostumada a resenhar aqui no blog...

Dinah Jefferies nos traz em 'O Perfume da Folha de Chá' a história de Gwendolyn Hooper, uma jovem britânica recém-casada que parte para o Ceilão para uma vida nova com o marido. Mas ao chegar no país exótico, o choque cultural não será a única coisa que lhe espera.

Segredos sombrios do passado marido e intrigas colocarão em risco a vida de sua família.
"Em 1925, a jovem Gwendolyn Hooper parte de navio da Escócia para se encontrar com o marido, Laurence, no exótico Ceilão, do outro lado do mundo. Recém-casados e apaixonados, eles são a definição do casal aristocrático perfeito: a bela dama britânica e o proprietário de uma das fazendas de chá mais prósperas do Império.

Mas, ao chegar à mansão na paradisíaca propriedade Hooper, nada é como Gwendolyn imaginava: os funcionários parecem rancorosos e calados, e os vizinhos, traiçoeiros. Seu marido, apesar de afetuoso, demonstra guardar segredos sombrios do passado e recusa-se a conversar sobre certos assuntos.

Ao descobrir que está grávida, a jovem sente-se feliz pela primeira vez desde que chegou ao Ceilão. Porém, após dar à luz, algo inesperado se revela. Agora, é ela quem se vê obrigada a manter em sigilo algo terrível, capaz de fazer sua família desmoronar."

Logo após o casamento, Gwendolyn se muda para o Ceilão para viver com o marido, Laurence, um importante empresário do ramo de chá. O choque cultural para a jovem de 19 anos é imenso: a pele escura dos nativos, as roupas (saris, para ser mais exata) coloridas e chamativas, a cultura em geral lhe era estranha, mas ao mesmo tempo a fascinava...

A vida vai bem no Ceilão, mas às vezes seu marido parece um pouco distante, e Gwendolyn parece não entender... Algumas coisas do passado do marido parecem assombrá-lo, mas ninguém fala sobre isso. Outro assunto que ninguém fala e que Gwen desconhece, é sobre a falecida primeira esposa; tudo o que a jovem sabe é que a mulher havia morrido de forma trágica...

Conforme o tempo vai passando, Gwen começa a se acostumar com a nova vida e cultura, e com isso se sente mais tranquila para explorar os arredores. B basta dizer que ela não ficou muito contente com o que descobriu ao explorar a fazenda...

Sem Or, se tem um personagem que me deu vontade de esgoelar foi Verity, a cunhada de Gwen. Enquanto nossa mocinha está tentando lidar com as mudanças do marido e o seu aparente esquecimento por parte dele, ela ainda tem que aguentar peste que só serve para infernizar os outros!

Como desgraça pouca é bobagem, Gwen ainda tem que enfrentar algo que está além da sua compreensão, que é o forte laço de amizade que une seu marido à Christina, uma viúva e banqueira da região. A situação chega a um ponto que às vezes parecia que os dois tinham seus próprios segredos e isso contribuiu para uma crise no casamento de Gwen e Laurence.

Ao que parece, Gwen não é a única que é atormentada pelo bichinho do ciúmes e da desconfiança...

E então uma surpresa pega o casal em cheio e a nova situação traz paz, união e felicidade à casa que antes era atormentada por brigas e desconfianças. Mas o destino tem outros planos e uma decisão fará com a vida deles mude para sempre.

'O Perfume da Folha de Chá' não é um livro típico que resenho aqui para o blog, e às vezes é bom sair da rotina. Confesso que fiquei meio apreensiva com a leitura, como sempre fico quando mudo um pouco e fico com medo de não gostar de um determinado livro/gênero. Mas posso dizer com todas as palavras que o livro de Dinah Jefferies me surpreendeu.

Não precisamos dos nossos dramalhões à lá novela mexicana para termos as mais diversas reações... Neste livro tive todas elas e mais um pouco. Fiquei apreensiva, ri, suspirei, fiquei indignada e com raiva, superei e então comecei tudo de novo. Mas também chorei... Chorei e chorei.

Esse livro me pegou de uma maneira que demorei um tempinho para vir aqui, sentar e escrever a resenha. Acho que até agora não superei a infame ressaca literária. Acho que cabe nas duas mãos as vezes que fiquei assim por dias depois de ler um livro.

O livro não se trata apenas do romance em si... Trata-se também de uma reflexão sobre o que as nossas decisões podem desencadear. Amor, segredo, perda, culpa, superação, etc.

Classifico 'O Perfume da Folha de Chá' como um romance mais maduro, mas com certeza é um livro que indico, mas preparem-se para a ressaca que virá.
Vocês podem encontrar o livro para comprar nos seguintes sites: AmazonAmericanasCulturaFnacSaraivaSubmarino.

Outros links: Skoob e Goodreads
                                                             
Espero que tenham gostado!

Beijos,
Mari.

Um comentário

  1. Fiquei com muita vontade de ler esse livro!! A história parece ser bem contada, com personagens bem escritos!! Gosto dessa reviravolta que a trama traz e que não deixa nada óbvio!! Só pela capa eu já leria o livro, está muito linda!! Acho que esse livro tira os leitores da zona de conforto e da mesmice!! Um livro cheio de mistérios em que fiquei curiosa para desvendá-los!!!

    ResponderExcluir