Sarah Dessen - Uma Canção de Ninar


Este é o segundo livro da Sarah Dessen que eu leio, e vou te contar, essa autora sabe montar uma história com pitadas de realidade...

"Uma Canção de Ninar" conta a história de Remy, uma jovem independente, que não acredita no amor já que cresceu vendo os relacionamentos fracassados da mãe... Sendo assim, ela evita que seus próprios relacionamentos se aprofundem demais. Além disso, Remy tinha outra regrinha: nunca se relacionar com músicos.

Mas suas convicções serão postas à prova quando ela conhece Dexter...
"Remy não acredita no amor. Sempre que um cara com quem está saindo se aproxima demais, ela se afasta, antes que fique sério ou ela se machuque. Tanta desilusão não é para menos: ela cresceu assistindo aos fracassos dos relacionamentos de sua mãe, que já vai para o quinto casamento.

Então como Dexter consegue fazer a garota quebrar esse padrão, se envolvendo pra valer? Ele é tudo que ela odeia: impulsivo, desajeitado e, o pior de tudo, membro de uma banda, como o pai de Remy - que abandonou a família antes do nascimento da filha, deixando para trás apenas uma música de sucesso sobre 
ela.

Remy queria apenas viver um último namoro de verão antes de partir para a faculdade, mas parece estar começando a entender aquele sentimento irracional de que falam as canções de amor."

Remy, com seus 18 anos, tem algumas certezas na vida: não acredita no amor, quando o relacionamento está ficando sério demais, ela termina, além fugir de qualquer relacionamento com músicos e está contando os dias para ir para a faculdade. Mas vamos para dois fatos importantes e que explicam muito sobre a personagem em questão...

Motivo de Remy não acreditar no amor? Simples! Sua mãe, uma escritora de romances de sucesso está indo para mais um casamento, e com todos os "padrastos" que passaram, ela sabe que provavelmente esse também não irá durar... Sua mãe sempre procura o amor de sua vida e quando percebe que o marido não é "o cara", ela termina. Daí vem a questão de Remy com términos quando as coisas ficam sérias demais em seus relacionamentos...

Motivo de Remy não se relacionar com músicos? Esse é um tanto mais complexo, mas não menos importante...  O pai de Remy, quem ela nunca conheceu, foi um cantor famoso (daqueles de apenas uma música), que abandonou a família antes de Remy nascer e lhe deixou um único legado. 'Canção de Ninar' é uma música que faz sucesso até hoje e que foi composta pelo pai de Remy quando ele soube do nascimento da filha. Ela definitivamente não quer correr o risco de passar pelo mesmo que a mãe...

Esses dois fatos são o que motivam Remy ser tão cética quando o assunto é amor... Mas eis que um esbarrão fará com que ela reveja seus conceitos.

Nossa personagem acabou de se formar e conta os dias para ir para faculdade, mas enquanto a data não chega, ela tem o casamento da mãe para terminar de planejar, além de trabalhar. E é justamente nesse meio-tempo que Remy conhece Dexter.

Dexter é tudo o que ela não gosta: folgado, desleixado, confiado e um tanto quanto inconsequente... Mas a cereja do bolo é que ele é músico! Embora Dexter tivesse todos esse fatores que faziam com que Remy quisesse correr para longe, havia algo nele que a atraía como um imã.

E assim, Remy e Dexter se aproximam de uma maneira que deixa a todos confusos. Mesmo fazendo diversas concessões nesse estranho relacionamento, Remy ainda tem a ideia bem clara de que aquilo é apenas um lance de verão, com prazo para acabar... Mas às vezes, o que planejamos não sai exatamente como desejamos.

Entre encontro e desencontros, 'Uma Canção de Ninar' traz uma história de problemas familiares e da necessidade de sempre se procurar pela perfeição, ou às vezes, de fugir dela. Medo? Riscos? Amizade? Amor? Viver. Tudo isso contribui para que o livro de Sarah Dessen encaixar bem com a realidade de muitas pessoas. 

Em diversos momentos me identifiquei com Remy, não tanto pelo ceticismo, mas mais pela acidez da personagem, e acredito que essa característica contrabalanceou bastante com a leveza e espontaneidade de Dexter. Onde Remy era extremamente certinha, vinha Dexter e tirava as coisas do lugar... Yin Yang, por assim dizer.

'Uma Canção de Ninar' é uma leitura boa, leve e fluída, mas mesmo tendo gostado dos personagens e da história, que por sinal é bem realista, acho que a autora não explorou o seu real potencial. Acredito que se a autora não se limitasse a um determinado número de páginas e desenvolvesse mais a história a partir da metade do livro, poderíamos ter uma história 'mais mais'.

Sei que tem muita gente que não concordará comigo, e tenho até uma amiga, para quem eu emprestei o livro, que quis meu fígado quando eu comentei isso com ela... Mas na minha singela opinião, ainda ficou faltando um temperinho para a mistura ficar maravilhosa.
Vocês pode encontrar o livro para comprar nos seguintes sites: AmazonAmericanasCasas BahiaCulturaExtraFnacPonto FrioSaraivaSubmarino.

Outros links: Skoob Goodreads

Espero que tenham gostado.

Beijos,
Mari.

Nenhum comentário