Kim Holden - Raio de Sol


Recebi esse livro em junho da editora Planeta... E confesso que precisei tomar muita coragem para poder sentar e escrever essa resenha.

'Raio de Sol' foi uma tremenda ressaca literária, mas não posso negar que Kim Holden nos traz uma belíssima história de amor e amizade.

Kate Sedgwick é uma garota extremamente positiva, sempre vendo o lado bom das coisas, mesmo quando as adversidades se interpõem em seu caminho...

Aos 19 anos Kate está pronta para entrar na faculdade, mas deixa para trás sua cidade natal, San Diego, e Gus, seu melhor amigo. Mas apesar de sua visão positiva, havia uma coisa na qual ela não tinha a mesma posição: o amor. E é aí que ela conhece Keller Banks...
"Segredos.
Todo mundo tem um.
Alguns maiores que os outros.
Alguns, quando revelados,
podem curar você...
E os outros podem acabar com você.

"Faça épico", costuma dizer Kate Sedgwick quando quer estimular alguém a dar o melhor de si. Nascida numa família-problema, com direito a mortes e abandono, a garota de dezenove anos sempre quis fazer a diferença. Em vez de passar os dias lamentando seus infortúnios, como tantos fariam em seu lugar, sempre vê as coisas pelo lado positivo - não é por outro motivo que Gus, seu melhor amigo, a chama de Raio de Sol.
E é por isso que, quando entra na faculdade e se muda da ensolarada San Diego, na Califórnia, para a fria cidade de Grant, em Minnesota, ela leva consigo apenas boas lembranças. O que ela não espera é ser surpreendida pelo amor - único aspecto da vida em relação ao qual nunca quis ser otimista - ao conhecer Keller Banks, um rapaz que corresponde aos seus sentimentos. Acontece que tanto ele quanto ela têm um segredo. E segredos, às vezes pode mudar tudo."

Kate Sedgwick é uma jovem de 19 anos, dona de uma positividade tão grande, que chegou a me irritar. Hahahaha. Kate nunca se deixa abater pelas adversidades que parecem sempre estar em seu caminho. Depois de passar poucas e boas com sua família problemática - menos sua irmã, Grace, à quem adorava -, agora Kate sua vida completamente para si. Ela começa deixando San Diego para trás, para estudar na Universidade de Grant em Minnesota, e embora estivesse animada com a nova perspectiva de vida, havia alguém de quem ela sentiria saudades imensas: Gus, seu melhor amigo.

Enquanto Kate se dedica aos estudos, Gus se dedica à banda, mas nem a distância e muito menos a diferença nos horários fariam com que esses dois se afastassem ou que a amizade enfraquecesse.

Em Grant tudo era diferente, mas mesmo assim, Kate fazia jus ao apelido que receber de Gus: Raio de Sol. Nada parecia deixá-la para baixo, nem sua fútil tia, nem os sininhos que tocavam quando as portas das lojas abriam...

E é essa positividade toda que parece chamar amizades... Tão logo nossa mocinha chega na universidade, já começa a fazer amigos (e que amigos!) e até consegue um emprego! Mas nem mesmo todo esse alto astral e carisma de Kate que parecem encantar a todos, faz com que a personagem tenha o amor em alta conta... Mas então ela conhece Keller Banks, e sua vida muda completamente.

Keller é um daqueles personagens que você quer para si. Estudioso e trabalhador, mas ao mesmo tempo atencioso e tão prestativo quanto Kate. Posso dizer que o crush dos dois foi na hora! Só que enquanto Kate era tagarela e expansiva, Keller era mais retraído mas não menos intenso. O relacionamento dos dois começa de mansinho e vai se desenvolvendo ao longo da trama.

Algo que a autora fez, e que eu adorei, foi o fato de ela ir intercalando os pontos de vista entre Kate e Keller, então fica fácil de ver o magnetismo dos dois e como eles se completam, mesmo quando ainda nenhum dos dois percebe que aquilo era mais do que uma simples amizade. E isso fica bem claro quando Gus e sua banda aparecem na cidade e Kate e seus amigos, incluindo Keller, vão ao show.

Kate tem alguns talentos e segredos que não queria que ninguém soubesse, como se quisesse manter sua vida de San Diego separada da de Grant. Keller também não fica atrás... Mas são esses segredos que fazem toda a diferença... Como diz na própria sinopse; segredos tanto podem curar quanto acabar com você. Quais seriam os segredos de Kate e Keller? E será que eles conseguiriam superar esses segredos?

Confesso que no começo o excesso de 'cara' e positividade da Kate me irritaram, mas depois você vai se acostumando e nem percebe mais... Kate foi uma das personagens mais intensas e altruístas que eu já vi. Mesmo passando por dificuldades, ela se mantém positiva e ainda por cima tenta encontrar maneiras de ajudar os outros e incentivá-los a dar o melhor de si.

Quando ela encontra Keller, percebe que as coisas podem mudar, que tudo  muda, que dois é melhor que um, mas acima de tudo, Kate percebe que é egoísta demais para se afastar de Keller. Em contra partida, a amizade entre Kate e Gus foi algo que me deixou tanto abismada quanto de coração partido. Ri com Kate, ri com Keller e ri com Gus, mas também chorei com eles...

'Raio de Sol' é um livro que tem uma intensidade mascarada de leveza. É um daqueles livros que te enganam, que você pensa que será 'apenas mais um romance' mas que no fim te marcam com ferro quente. Acredito que é uma história que todos devam ler. Esse, com certeza, entre para a listinha de livros mais lindos que eu já li. 20 de janeiro ficará para sempre na minha memória...
Vocês podem encontrar o livro para comprar nos seguintes sites: AmazonCulturaFnacSaraivaSubmarino.

Outros links: Skoob Goodreads

Espero que tenham gostado.

Beijos,
Mari.

Nenhum comentário