Julie Buxbaum - Três Coisas Sobre Você


O post de hoje é sobre um livro que é a aposta da Arqueiro!

E uma aposta que deu super certo!

'Três Coisas Sobre Você' é um YA (Young Adult) que conta a história de Jessie, uma adolescente aparentemente normal, mas que nos últimos tempos passou por tantas coisas, que 'normal' não faz mais parte do seu vocabulário.

Sua mãe morreu faleceu, seu pai foi para um congresso de farmacêuticos e voltou casado com uma mulher que ele havia conhecido pela internet. Da noite para o dia Jessie se vê encaixotando suas coisas, se mudando para o outro lado do país, se instalando em uma mansão com a madrasta e o filho, e começar o primeiro ano do segundo grau em uma escola super chique.

Mas daí, quando ela pensava que as 'esquisitices' já tinham acabado para que ela finalmente pudesse começar a se acostumar com elas, eis que surge um e-mail misterioso em sua caixa de entrada...
"Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante."

A vida de Jessie mudou completamente depois da morte da sua mãe, depois disso era apenas ela e seu pai, mas desde então ela teve que crescer mais rápido do que outros adolescentes da sua idade. Depois veio o choque quando seu pai voltou de um congresso de farmacêuticos, casado com uma mulher que ele havia conhecido pela internet. E então Jessie teve que deixar tudo para trás, tudo que lhe era familiar e suas amizades, se mudar para o outro lado do país, se instalando na mansão da nova esposa de seu pai e do filho dela, e começar o primeiro ano do segundo grau em uma escola de elite.

Tudo isso, longe da sua realidade, fez com que Jessie não se sentisse confortável nesse novo ambiente, além disso, ela também conheceu de perto o bullying quando duas Barbies na escola a pegaram como presa preferida. Quando tudo está indo de mal a pior, eis que Jessie recebe um email para lá de estranho.

Um tal de 'Alguém Ninguém' (AN), alguém que nunca usa letras maiúsculas a não ser em nomes próprios, lhe enviou uma mensagem com algumas palavras gentis e dicas para conseguir sobreviver no meio da selva que é a escola. Acho que qualquer pessoa acharia isso no mínimo estranho, mas a vida de Jessie já estava de cabeça para baixo que ela nem sabia mais o que achar estranho ou normal.

AN se mostrou um bom ouvinte, ou melhor, leitor, e a partir daí uma amizade foi se formando. As trocas de emails continuam até que Alguém Ninguém se torna presente em todos os dias de Jessie, e são esses emails que dão nome ao livro. Mas a pergunta que não quer calar: afinal, quem é Alguém Ninguém? Ele fazia questão de se manter no anonimato, enquanto ela começava sua caçada por todos os rostos da escola.

Com a ajuda de seu amigo anônimo, ela conseguiu fazer algumas amizades e também contornar algumas situações. Mas além dos problemas na escola, ela também tinha que lidar com a crescente tensão em casa (que era tudo, menos sua casa), com a madrasta e com o pai. E a saudade dos amigos que ficaram para trás, nem se fala.

A vida amorosa da personagem também anda bem agitada, mesmo com todos os percalços no caminho, com o crescente bullying e seu sentimento de desajuste ao ambiente. Aí você fica pensando, se perguntando, se AN não seria algum dos garotos na vida de Jessie. E então você se pega torcendo para que seja Fulano ou então, Ciclano... Será que um dia Jessie e Alguém Ninguém finalmente se encontrarão?

Honestamente, não estava muito certa do que esperar por esse livro... Apesar de todo o estardalhaço que o livro vinha fazendo na internet desde o anúncio do lançamento, tinha expectativas não muito altas. Mas Sem Or, me enganei redondamente!

'Três Coisas Sobre Você' é um YA diferente de todos os que eu já li! Comecei o livro pensando que seria um clichê no estilo adolescente deslocada no ambiente escolar, mas a maneira como a autora abordou a questão e construiu o histórico de Jessie, foi completamente diferente e também foi o que me prendeu do começo ao fim.

Jessie é uma adolescente como qualquer outra, talvez até mais complexa por tudo o que passou, mas acho que ela serve de exemplo ao não se deixar abater pelas dificuldades que encontra. Acho que muita gente gostaria de ter um Alguém Ninguém na sua vida quando passasse por alguma mudança...

Com uma boa história, recheado de personagens diferentes e fofo na medida certa, 'Três Coisas Sobre Você' é um livro para se ler em todas as idades e em qualquer momento. Ele faz você lembrar de algumas situações pelas quais você passou e repensar na maneira como você agiu. Definitivamente é um livro que eu recomendo!
Vocês podem encontrar o livro para comprar nos seguintes sites: AmazonAmericanasCasas BahiaCulturaExtraFnacPonto FrioSaraivaSubmarino.

Outros links: Skoob Goodreads

Espero que tenham gostado.

Beijos,
Mari.

Um comentário