FML Pepper - Não Pare 01 - Não Pare!

Hoje trouxe outra autora brasileira, mas com um tipo de literatura um pouquinho diferente...

Acompanhei a trilogia 'Não Pare!' desde que foi autopublicada pela FML Pepper na Amazon, e agora a editora Valentina está trazendo os livros físicos para nossas estantes!

Finalmente conheci a querida e maluquinha da Pepper na Bienal do Livro deste ano, 2015, no Rio (vide foto final do post), e ainda tive minha Nina rabiscada pela sua mamis!

O primeiro livro da trilogia 'Não Pare!' no traz Nina Scott, uma garota que está longe de ser normal. Com 16 anos, ela já viveu em mais países do que sua própria idade, sendo carregada pela mãe em uma vida nômade por causa do trabalho. Mas não acaba por aí! Além disso, ela também tem pupilas diferentes e viver driblando o incrível azar que parece persegui-la! 

Tudo o que Nina queria era um pouco de normalidade e respostas. Mas será que ela vai gostar das respostas que receberá? 
"Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas exigia respostas.
E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho! 
Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los, viver um grande amor, amadurecer... Enfim, curtir a juventude. 
Mas o "normal" está muito longe da vida de Nina! 
Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros acontecimentos? Estariam eles interligados?
É chegada a hora de pagar para ver. Mas o preço da verdade... será alto demais."

Nina Scott não é uma garota normal, afinal, nenhuma garota que já tenha morado em mais países diferentes do que a sua própria idade é normal... Nina nunca terminou o ano letivo em uma mesma escola, nunca teve oportunidade de cultivar amigos ou de participar de uma festa de final de ano escolar...

Ah, e para melhorar a situação, ainda há mais duas coisas que diferenciam Nina de uma adolescente normal de 16 anos. Sua incrível má sorte e suas pupilas são verticais, no estilo felino...

Foram suas pupilas diferentes que fizeram sua mãe se especializar no ramo de lentes de contato, e esse emprego, segundo sua mãe, era o que fazia as duas se mudarem o tempo todo...

Mas três coisas nunca mudam: a negação da mãe em falar sobre o pai de Nina, as pupilas da menina e o maluco azar que parece persegui-la para onde quer que Nina vá!

Nossa mocinha sempre quis saber sobre o pai, mas em todas as ocasiões que Nina tocava no assunto, Stela desconversava... Sempre que algum acidente acontecia e Nina estava no meio, sua mãe surtava e lá partiam as duas para uma outra cidade... Nina estava ficando farta de tantas esquivas da mãe e queria saber a verdade... Mas será que ela iria gostar do que ficaria sabendo?

Como disse antes, a senhorita Scott, segundo ela mesma, é a garota mais azarada da face da Terra, e é após um "quase" acidente "quase" fatal, que as duas vão parar em Nova York, Estados Unidos. A resposta de sua mãe sobre o motivo da mudança em milésimos de segundo? A mesma de sempre: apareceu uma oportunidade de trabalho impossível de se negar...

Uma coisa que eu gosto nos livros, é que independente de onde a história se passa, se o autor tiver uma boa escrita, você conseguirá viajar sem sair do lugar. E é o que acontece em 'Não Pare!'. Em um momento estamos em Amsterdã e no outro somos jogados para o outro lado do globo terrestre...

Agora ambientada em Nova York, Nina acredita que conseguirá superar a mais recente mudança sem chamar muita atenção da entidade chamada "azar"... Hahahah. Mas será que consegue?

Phil e Melanie são seus "amigos" na escola, embora Nina se mostre relutante em fazer novas amizades, afinal, ela não tinha como saber quando a mãe daria uma de nômade novamente... Mas ao que parece, sua mãe tomou a decisão de se estabelecer em Nova York, dando esperanças à Nina de que ela possar enfim ter uma vida normal, com amigos, escola, formatura, trabalho e faculdade!

E o azar continua a persegui-la...e é Kevin Brum, um dos garotos novos da escola que a salva de ser atropelada. Como se não bastasse lhe salvar, Kevin também era pra lá de bonito e parecia querer algo mais com Nina.

Mas ao mesmo tempo que Kevin entra em sua vida, um outro garoto também aparece. Richard Trent, o ladrão de balas de café, é tão misterioso quanto suas cicatrizes; parece estar em todos os lugares e adora implicar, sem motivo aparente, com nossa mocinha.

Após um acidente monumental, trágico e traumático, que culmina em uma perda inimaginável para Nina, ela é forçada a largar tudo e colocar sua vida nas mãos da morte...

Numa corrida desenfreada contra tudo e todos, Nina se vê em meio de algo que nunca imaginou, e embora por um momento acredite que todos estejam ficando completamente loucos, essa loucura começa a fazer sentido com as lacunas não preenchidas de sua vida pela sua mãe. Resgatadores, mortes, Zyrk, planos... Você tem que se manter atento para acompanhar tudo o que acontece!

Richard será a salvação ou a morte de nina? E Kevin? Nina já não sabe em quem confiar, afinal,o perigo está em cada esquina...

FML Pepper tem uma escrita ótima e pelo que sua biografia fala, adora uma literatura YA (young adult). Com essa bagagem, a autora conseguiu dar vida com perfeição à uma personagem de 16 anos com todos os seus conflitos e inseguranças, sem tornar Nina chata.

A autora também conseguiu passar os mistérios de tudo o que envolve o livro sem demasia. Confesso que sempre achei que YA e ficção fantástica era uma mistura certa para dar errado, mas a Pepper conseguiu desviar de todos os obstáculos com maestria.

Considero a FML Pepper, a Lauren Kate brasileira... Para quem não sabe, Lauren Kate é a autora da saga Fallen, composta por 4 livros. Não, a história não é a mesma e nem de perto parecida. O que me chamou atenção foi a escrita das duas, se não soubesse quem é a Pepper, poderia dizer que era um pseudônimo da Lauren! Quem leu os livros das duas autoras irá entender, mas caso você ainda não tenha lido, leia!
Vocês podem encontrar o livro para comprar nos seguintes sites: Amazon, Americanas, Casas Bahia, Cultura, Extra, Fnac, Ponto Frio, Saraiva, Submarino.

Outros links: Skoob e Goodreads
                                                            ~*

Abaixo, como sempre, estou colocando os livros da trilogia na ordem para vocês poderem acompanhar.

                      * Livro 1 - Não Pare!
                      * Livro 2 - Não Olhe!
                      * Livro 3 - Não Fuja!

Espero que tenham gostado.

Beijos,
Mari.
Bienal do Livro - 2015 - Rio de Janeiro

2 comentários

  1. Ownn... Mari!
    Você me deixou emocionada ao me comparar com a Lauren Kate! Ganhei meu dia!
    Sua resenha ficou lindíssima e muuuuito obrigada pelas palavras tão carinhosas.
    Espero encontrá-la novamente.
    Beijos no coração,
    Pepper

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir