Sylvain Reynard - Noites em Florença 01 - A Transformação de Raven

Em 'O Príncipe das Sombras' somos apresentados ao submundo de Florença. O livro é curtinho, mas dá para se ter uma boa ideia dos personagens que conheceremos nos demais livros da série...

Se já achei o Príncipe de Florença implacável no prólogo, em 'A Transformação de Raven' tive certeza que Sylvain Reynard caprichou na frieza do personagem. Mas com Raven Woods, o autor usou toda a sua criatividade.

E se você não percebeu na trilogia 'O Inferno de Gabriel', agora fica claro que o autor tem um fixação pela Itália, sua cultura e história!

Se você não leu o prólogo 'O Príncipe das Sombras', não afetará em nada a leitura de 'A Transformação de Raven', mas aconselho a leitura do primeiro para uma maior compreensão do segundo...

"Florença, o berço do Renascimento. Um lugar culturalmente fervilhante, perfeito para quem quer esconder segredos ou está em busca de uma segunda chance. Como a doce Raven, que se muda para a cidade na tentativa de esquecer os traumas do passado e se dedicar à sua maior paixão: a restauração de pinturas renascentistas.
Um dia, voltando para casa do trabalho na Galleria degli Uffizi, sua vida muda para sempre. Ao tentar evitar o espancamento de um sem-teto, Raven é atacada. Sua morte parece iminente, mas seus agressores são impedidos e brutalmente assassinados. Assustada e prestes a perder os sentidos, ela só consegue vislumbrar uma figura sombria que sussurra: Cassita vulneratus.

Ao despertar, Raven faz duas descobertas perturbadoras: uma semana se passou desde o ocorrido e ela se transformou por completo. Quando volta ao trabalho, mais uma surpresa: alguém conseguiu burlar o sofisticado sistema de segurança da galeria e roubar a inestimável coleção de ilustrações de Botticelli sobre A divina comédia.

Em busca da verdade, Raven cairá diretamente nos braços do Príncipe de Florença - tão belo quanto poderoso, tão sedutor quanto maligno -, que lhe apresentará um submundo de seres perigosos e vingativos, cujas leis ela precisa aprender depressa se quiser se manter viva e salvar os que a cercam."

Somos apresentados ao Príncipe de Florença no livro, que considero como um prólogo, que antecede 'A Transformação de Raven'. Em nenhum momento do livro 'O Príncipe de Florença' é dado um nome ao Príncipe, ele é apenas nominado com o seu título, então você fica até a metade de 'A Transformação de Raven' sem saber o verdadeiro nome do sombrio e implacável Príncipe.

Já Raven Wood não é um mistério, mas seu passado é pouco comentado por ela. Raven vai para Florença em busca de uma segunda chance. Uma coisa que gostei é que nossa mocinha foge dos padrões físicos "normais" das mocinhas literárias. Pelo que o autor descreveu da personagem, ela precisa usar óculos de grau pesado, é "fofinha" e por causa de um problema na perna, Raven manca e precisa da ajuda de uma bengala, a qual ela batizou de Henry...

Mas nenhum desses fatores impede Raven de seguir com a sua vida ou de nos cativar a cada página.

Uma bela noite, depois de sair da festa de uma amiga, Raven decide ir caminhando para sua casa; mal sabia ela que aquela seria a decisão que mudaria sua vida e a compreensão do mundo que ela tinha até então. Ao tentar ajudar um conhecido sem-teto, Raven acabou sendo brutalmente atacada, mas algo impediu seus agressores de desferirem o golpe final.

Naquele mesmo momento o Príncipe de Florença ouviu o chamado do sangue de Raven e foi em sua direção. Ao encontrar o deplorável cenário, ele deu fim aos agressores e levou a cotovia ferida ao seu covil para curá-la.

Quando Raven desperta, vai ao banheiro fazer sua higiene e depois à cozinha para fazer suas tarefas matinais, percebe que algo muito estranho aconteceu. Ela está conseguindo ler as letras das embalagens... e caminhou sem mancar! Mas ao ficar de frente ao espelho, mal consegue acreditar no que seus olhos estão vendo. Quem era a mulher do reflexo? Seria ela mesma? Magra e sem o problema na perna... 

Mas as coisas ficam estranhas mesmo quando ela vai ao trabalho. Ninguém parece reconhecê-la. Pior ainda, uma semana havia passado e ela não tinha nenhuma lembrança daqueles dias. E para coroar as situações estranhas do dia: alguém havia roubado a coleção inestimável dos Emersons!

Sua súbita mudança e falta de memória colocam Raven na mira dos investigadores. Nesse meio tempo, o casal Emerson e sua pequena filha chegam para avaliar o estrago, e é aí que Raven escuta um nome: William York.

Ela começa a investigar, fuça aqui, fuça ali, descobriu um endereço e foi checá-lo. Mas ao chegar no local foi advertida para que fosse embora, e além disso atraiu atenções indevidas para si.

O príncipe vampiro então a visita para uma conversinha, mas nada sai conforme o esperado, principalmente quando William percebe que ela está em perigo. Após alguns atentados à vida de Raven, ele decide introduzi-la no seu mundo e ampará-la sob sua tutela para que assim nenhum outro vampiro possa tomá-la. E é aí que a jornada de Raven no submundo florentino começa...

Gostei de como Sylvain Reynard manteve os segredos dos dois personagens ocultos, embora tenha revelado um pouco sobre o casal, ele conseguiu deixar William ainda mais sombrio. É como se Raven fosse luz e William escuridão, e ele não conseguisse existir sem ela.

Embora o livro gire em torno do casal principal e tenha Florença como plano de fundo, ainda temos participações dos Emersons, isso sem falar dos demais vampirões e conspirações. Sylvain Reynard, como sempre, tem uma escrita fluída e fácil, e embora o livro seja bem grandinho, a leitura é muito rápida, e fica claro que o autor manteve a mesma linha da sua famosa trilogia 'O Inferno de Gabriel', que quem ainda não leu, deveria!

Quero mais de William e Raven!
Vocês podem encontrar o livro para comprar nos seguintes sites: AmazonAmericanasCasas BahiaCulturaExtraFnacPonto FrioSaraivaSubmarino.

Outros links: Skoob Goodreads
                                                                    ~*

Abaixo vocês vão encontrar os livros em ordem de publicação/leitura:

                  * Livro 0.5 - The Prince - O Príncipe das Sombras
                  * Livro 01 - The Raven - A Transformação de Raven
                  * Livro 02 - The Shadow (ainda não publicado - previsão: 2016)

O segundo livro da série 'Noites em Florença' tem sua previsão de lançamento em 2016 na gringa, mas o título, a capa e a sinopse já foram publicados, então abaixo estou colocando a tradução da sinopse para os interessados.

Lembrem de que se forem reproduzir a tradução em algum lugar, não esqueçam dos créditos ao blog!

"O príncipe vampiro de Raven Wood retornou, comprometendo seu amor e prometendo justiça para cada coisa errada que foi feita à ela. Logo após sua reunião, Raven é confrontada com uma terrível decisãopermitir o Príncipe vingar os demônios de seu passado, ou persuadi-lo a aliviar a mão. Mas há muito mais em jogo do que o coração de Raven...
Uma sombra se apaixonou pela cidade de Florença. Inspetor Batelli não descansará até descobrir a conexão de Raven com o roubo da coleção de arte inestimável da Galleria degli Uffizi. E enquanto o Príncipe caça o traidor que o sabotou, ele se encontra no alvo do inimigo mortal dos vampiros.

Enquanto trava uma guerra em duas frentes, ele terá que manter seu amor por Raven em segredo, ou correr o risco de expor sua maior fraqueza."

Beijos,
Mari.

Nenhum comentário